Olá Amigos!
Abaixo listo os cinco pontos abordados na nossa Live de hoje para ajudar na adaptação dos empreendedores e seus negócios neste novo cenário que estamos vivendo.
1. Conhecimento do seu nicho de atuação
- Quem é seu público alvo (Quem você quer atingir?)
- Onde eles se encontram? (Quais redes sociais eles usam?)
- Exemplo de um profissional - Fotógrafo
O objetivo dele com as redes sociais é aumentar sua cartela de clientes. Seus produtos são pacotes de fotografias para eventos e ensaios pessoais.
No entanto, nas redes sociais do profissional, o conteúdo que ele posta são dicas de abertura e velocidade da lente, qual a melhor câmera, qual melhor enquadramento, ou seja, informação técnica, de modo que os possíveis clientes não conseguem ter claro os serviços e produtos que ele oferece. Fica confuso para os seguidores: Ele vende equipamentos fotográficos? Vende Curso de fotografia?
Com esse conteúdo que ele posta, não vai conseguir atingir o público alvo dele (futuros clientes) e sim outros profissionais de fotografia.
E esse não é o objetivo, certo?
Devo sempre me questionar: Quem eu realmente quero atingir com o meu conteúdo?
2. Produção de conteúdo relevante
- A sua rotina pode virar conteúdo (Organização, planejamento, produção)
- Um livro da área que esteja lendo;
- Um curso de aperfeiçoamento na área;
- Fazer stories ou posts contando como foi o desenvolvimento ou processo criativo do seu produto/serviço (As pessoas gostam muito de saber o que se passa na mente quando estamos desenvolvendo algo);
- Faça enquetes (Faça enquetes que tenham como interesse a sua área ou seu público/produto)
- Faça perguntas (Pergunte para o seu público o que eles gostariam de ver, como você poderia ajudá-los e etc.)
- Agregue valor (Dê dicas valiosas e rápidas) Essas dicas trazem confiabilidade e ajudam os clientes a nos memorizarem como solução de problemas!
3. Potencializar as vendas usando as plataformas corretas
- Quais redes sociais seu público usa?
- Qual período eles costumam usar essa plataforma?
Para poder ser efetivo e direcionar melhor os seus posts, conteúdos e investimentos!
Seja profissional.
Mesmo como micro ou pequeno empreendedor ou um empreendedor informal, faça posts com um material gráfico bem feito.
Esteja atento a maneira de escrever, não poste informações com erros de português, use fotos que valorize seu produto e procure profissionais da área ou material confiável para usar como seu embasamento.
Como já diria o velho ditado: A propaganda é a alma do negócio!
4. Foco no atendimento e no produto
• Se organize. (Priorize o atendimento dos seus clientes por ordem de procura. Esteja preparado para um aumento de demanda, tenha mensagens padrão (isso facilita o atendimento), automatize processos nas redes sociais. Por isso é muito importante que os perfis profissionais e pessoais sejam separados.
• Fique longe das distrações (TV, cama, celular...)
Estar trabalhando em Home office não precisa ser doloroso e nem pouco eficiente.
Defina horários, tenha um cantinho fixo, livre-se das distrações, faça pausas intermitentes, prepare o seu ambiente, tire o pijama e aproveite.
5. Facilidades de entrega e recebimento - Delivery ou outros meios digitais
- Meios de pagamentos
- Horários alternativos de entrega
- Personalização
- Utilize as redes sociais como sua vitrine e foque no pós vendas. Seu cliente satisfeito é seu melhor indicador.
Seja afetivo. Venda experiência. Fortaleça parcerias e realize ações de manutenção da sua clientela. Fidelize.
Espero que este material ajude cada empreendedor a se organizar nesse momento.
Construa ações sólidas, com criatividade e paciência!
Fortaleça a comunidade e seu ecossistema.
Contem conosco.
Um Abraço,
Bruna Macedo
CEO e Co Founder – Espaço Incubus e Estúdio WSabi
bruna@espacoincubus.com
Estamos nas redes sociais, dúvidas podem me enviar mensagens!