Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 maneiras de melhorar a comunicação e garantir a produtividade do seu time

5 maneiras de melhorar a comunicação e garantir a produtividade do seu time
Filipe Duarte
Apr. 16 - 4 min read
000

Segunda semana de quarentena. Ainda me adaptando a rotina de Home-Office. Em conversa com clientes e colegas optamos por manter o isolamento em casa. Estamos todos buscando a melhor forma de se adaptar a essa situação. Estamos nessa juntos.

 

Surpreendentemente um insight sobre liderança surgiu ontem a noite enquanto participava de um grupo de debate sobre os próximos passos a serem tomados.

 

Permanecer ou sair da quarentena? Eu ainda não tenho um posicionamento com relação a isso. Ainda não temos dados o suficiente para definir o melhor caminho a seguir. Ambas as decisões (permanecer ou sair da quarentena) tem seus prós e contras.

 

Ficar em isolamento reduz a contaminação pelo vírus. Porém, para a economia isso é péssimo, pois a crise econômica pode se tornar incontrolável.

 

Por outro lado, isolar apenas o grupo de risco pode ser ruim do ponto de vista da contaminação, porém, é bom para a economia, que não estaria totalmente paralisada.

 

Um colega em especial se posicionou de maneira mais incisiva, afirmando que essa situação era apenas uma jogada política com o objetivo de manipular as pessoas através do medo (esse é apenas a ideia central, não me atrevo a reproduzir a mensagem na íntegra).

 

Essa situação me trouxe a seguinte reflexão: Qual a qualidade da sua comunicação? Como você capta e enviar informações? O quão claro você está sendo nas interações?

 

Entendo que cada um está buscando o melhor para si e seu negócio, porém, a sua comunicação está gerando resultados positivos?

 

Esse episódio com o colega incisivo me mostrou que há uma grande diferença na consistência da comunicação entre líderes e liderados.

 

Hoje percebemos essa diferença entre as diferentes lideranças dos países (por exemplo, entre governo e autoridade de saúde ou entre os diferentes níveis federativos).

 

Contudo, se considerarmos que os governos são um reflexo da população, percebemos que a falta de consistência na comunicação é um problema que afeta todas as relações comerciais dês das maiores empresas até o micro empreendimento.

 

Até o momento ainda não temos uma clareza sobre os resultados futuros. Existem várias suposições e rumores, mas nenhum plano consistente.

 

Essa é uma típica situação que gera medo e ansiedade em todos os envolvidos. Manteremos a quarentena? Como agir com minha equipe? Como garantir a produtividade da equipe em home-office? Como atender meus clientes? São perguntas que estão presentes na maioria dos empresários.

 

A lição aqui é clara: o ponto crítico é o grau de incerteza presente nas comunicações.

 

Para a maioria de nós que está trabalhando remotamente, uma comunicação rápida e assertiva se torna ainda mais relevante.

 

Baseado nos estudos e comentários de Vince Molinaro, consultor estratégico, orador e especialista global em liderança e cultura da mudança, essas são algumas ideias de como melhorar a comunicação e garantir a produtividade do seu time:

 

  1. Todo início de semana reúna seu time para uma conversa rápida. Apresente as principais notícias/atualizações e defina as prioridades da semana.
  2. Ao final da semana envie um e-mail ou um vídeo com o resumo e as conquistas da semana. Este também é o momento de validar, parabenizar e agradecer todos os membros pela colaboração e dedicação.
  3. Caso identifique alguma fofoca ou comentários paralelos entre os membros do time intervenha IMEDIATAMENTE e esclareça a situação. Na falta de informações assertivas as pessoas tendem a criar informações novas e, normalmente, imprecisas.
  4. Se você não tem a resposta para uma situação, exponha essa situação. Ao abrir essa situação você cria a oportunidade para as pessoas liderem com o problema como um time/empresa, criando assim maior engajamento e comprometimento com a solução.
  5. Equilibre a comunicação com todo o time x contatos individuais. Dedique-se a desenvolver uma comunicação um-a-um com os membros do time.

 

Ao aplicar esses passos você irá promover um maior engajamento e um ambiente de confiança. Em um ambiente seguro o medo e a ansiedade não ganham espaço e você notará um aumento no foco e na produtividade da sua equipe.


Report publication
    000

    Recomended for you