Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 Temas para um Business Case de Inovação

5 Temas para um Business Case de Inovação
Paulo Fernandes
Jun. 27 - 2 min read
000

 

Quais são os “custos” menos visíveis e intangíveis por não evoluir ou deixar de adotar inovação em processos e tecnologia? Os custos de "não fazer", a procrastinação de decisões, atinge as empresas esgueirando-se pelos corredores.

Aqui perfilamos 5 temas para ajudar no desenvolvimento do business case, os quais podem ser complementares aos KPIs quantitativos e mensuráveis.

Comprometimento da operação: com crescimento da empresa e obsolescência da base tecnológica existem riscos em aplicações críticas devido ao retardo ou paralizações de processos. A tecnologia pode impor restrições ao negócio ou comprometer a performance podendo se tornar um entrave real o crescimento. De forma similar a desatualização dos processos, ignorando novas e boas práticas de negócios.

Segurança da Informação: a evolução da tecnologia trouxe inevitável conectividade e ampliou a disponibilidade e os riscos de segurança da informação. As empresas precisam de arquiteturas mais seguras, aplicações ou infraestrutura. LGPD se aproxima.

Perda de competividade: não acompanhar a evolução do mercado e novas formas e canais para fazer negócio traz potenciais perdas de market share. Um outro aspecto é relegar clientes para serem explorados pela concorrência. Não ser o pioneiro traz um menor risco e custo de adoção, contudo a defasagem pode impedir até a mais singela reação a concorrência.

Conhecimento, Produtividade e Talentos: silos de conhecimento trazem indesejada dependência e dificuldades em implantar uma organização baseada em processos, alavancada por tecnologia e produtividade. Fatalmente trará impactos a boa gestão de talentos pela dificuldade em promover e realocar;

Imagem: é notório como clientes e consumidores criam referências de marcas e produtos os quais influenciam seu comportamento. A associação da marca e da empresa com hábitos e valores contemporâneos aumentam o valor percebido. Por outro lado, minimizar este componente traz impactos não somente para vendas e marketing, mas também para atração do ecossistema da organização incluso atratividade de profissionais.

Por fim consideremos um dado interessante de pesquisa*: a inovação está entre as 3 principais prioridades em 86% das maiores empresas do país.

 

Paulo Fernandes

 

*Fonte: 5a edição do anuário Valor Inovação Brasil (PWC e Valor Econômico)


Report publication
    000

    Recomended for you