Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 Tendências de Comportamento do Consumidor Para os Próximos 5 Anos

5 Tendências de Comportamento do Consumidor Para os Próximos 5 Anos
João Custódio
Mar. 29 - 4 min read
010

As Startups estão mudando o nosso dia a dia, nos fazendo tomar comportamentos de consumo diferentes no que se refere à compra de produtos ou serviços. Estes comportamentos estão focando em modelos de economia colaborativa e principalmente de relacionamento, buscando por um atendimento diferenciado, geralmente focado na experiência, e que procure nos fazer sentir especiais.

Empresas focadas na entrega de experiências diferenciadas e na qualidade do serviço estão tomando o controle econômico não somente do Brasil, mas do mundo, e já são fortes ameaças para diversos serviços praticamente obrigatórios para nós no que diz respeito a entretenimento, alimentação, mobilidade e até serviços públicos essenciais, como os Correios, por exemplo.

Um fato é que as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápidas, ainda mais no que se refere ao mercado e ao comportamento do consumidor.

Saiba o que deve mudar nesses próximos 5 anos:

  • Compras por cartões de crédito

Hoje já são diversos os aplicativos e as plataformas que nos permitem realizar compras sem a necessidade de cartões de crédito. Se tornou comum encontrarmos em lojas os cartões pré-pago para diversos serviços, como lojas online, serviços de streaming e jogos.

Também podemos citar tecnologias similares ao Apple Paysejam, por exemplo, que vem ganhando espaço no mercado. Isso sem falar ainda do Nubank e similares, como o Trigg, bancos 100% online. Muitos bancos físicos, como o Itaú, também trabalham praticamente 100% dos serviços pelo aplicativo mobile, sem a necessidade de se dirigir ao banco.

  • Telefones fixos

Você conhece alguém que ainda tem um telefone fixo em sua casa? Caso conheça, tenho certeza que são poucas pessoas e as que tem, pouco utilizam.

Mesmo as empresas que estão surgindo, as novas Startups, estão dando preferência ao atendimento por outros meios, como ceulares, Whatsapp, chatbots e Mídias Sociais, deixando o telefone fixo cada vez mais de lado.

  • Táxis

Quando você quer ir a algum lugar, mas sem dirigir, qual aplicativo você utiliza? Uber? Cabify? 99Pop? Sim, hoje esses aplicativos estão tomando conta do mercado de transporte particular, exigindo que o sistema de táxi se reinvente.

O 99 é um excelente exemplo, pois o aplicativo surgiu como 99Táxis, mas modelou sua ideia de negócio para o serviço particular como Uber e Cabify, extinguindo o plano inicial.

Outros serviços de transporte também estão ganhando espaço no Brasil, ainda mais presentes nas regiões Sul e Sudeste, como o BlaBlaCar, aplicativo de caronas, que aposta 100% no modelo de economia colaborativa.

  • Mídias de armazenamento

Fato é que hoje CDs, DVDs, Pen Drives e Cartões de Memória estão cada vez mais com menos espaço no mercado, principalmente observando a proporção que os serviços de nuvem está tomando.

Plataformas como Dropbox, OneDrive, Google Drive, iCloud, entre outras, estão sendo cada vez mais utilizadas por pessoas e empresas, alimentando a colaboração em nuvem e sem a necessidade da utilização de dispositivos. Essas ferramentas são práticas, simples de utilizar e muito mais rápidas quando se trata de upload e envio de arquivos, por exemplo.

  • Serviços de alimentação

Muitas pessoas estão dando preferência ao Delivery, quando se trata de serviços de alimentação.

Mesmo com taxas, o que acaba encarecendo o serviço, é mais confortável e prático poder comer em sua casa, com sua família ou amigos (não somente em sua casa, mas em sua empresa, na universidade, ou onde quer que você esteja).

Aplicativos e plataformas como o iFood, PedidosJá e UberEATS estão tomando conta do delivery alimentício, assim como muitas redes como Habib's, Burger King e McDonald's já têm desenvolvido o seu próprio sistema online de entregas, além de estratégias de Marketing específicas e focadas nesses serviços.


Report publication
    010

    Recomended for you