Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A importância de verificar o nome escolhido para a sua empresa

A importância de verificar o nome escolhido para a sua empresa
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
Feb. 11 - 3 min read
010

Você sabe qual a diferença entre marca e nome fantasia?

O nome fantasia é basicamente o nome no qual a empresa vai ser reconhecida, o nome que vai estampar as camisetas, fachadas, site e etc. 

A marca e o nome fantasia não têm a obrigatoriedade de serem iguais, por exemplo a Apple, um nome fantasia que tem os seus produtos como Iphone, Mac, Ipad registrados como marcas. 

Como saber se o nome da minha empresa está disponível?

Primeiramente, você pode fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, com o nome escolhido e já aparecerá. O segundo passo é ir até o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), onde você pode pesquisar pelo nome, mas lembre de que só vão constar no resultado da pesquisa, marcas que já foram depositadas ou registradas, ou ainda que estão em fase de registro. E sempre preste muita atenção pois o uso indevido dos nomes fantasias ou marcas pode acarretar a muitas consequências jurídicas.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas para aplicar nesse momento de criação junto com a pesquisa.

Que tal pensar em uma logo antes?

Ela é pensada depois da criação do nome, mas é preciso lembrar que ela é parte integrante da marca e a pesquisa deve considerar ambos. Isso pode variar também se por exemplo a marca for normativa, que só use textos. No site do INPI, temos a busca por imagem também, é só pesquisar por “Cód. Figura”.

Fazer uma busca além da palavra chave.

Geralmente quando já se tem um nome favorito para o seu negócio, é comum fazer uma pesquisa somente dele. Porém, existe uma certa relevância da pesquisa de nomes comuns também.

Por exemplo: uma cafeteria tem o interesse de registrar o nome “Starbuk”. O empreendedor realiza a pesquisa na base do INPI e verifica que esse nome está disponível. Porém, ele não conseguirá fazer esse registro por já existir uma marca muito semelhante à essa e com muita relevância no mercado (Starbucks).

Viu como é importante verificar? 

Escolhi um nome mas a marca já foi registrada, e agora?

Infelizmente, neste caso será necessário pesquisar outro nome/marca. Se estiver com dificuldade com a criação, você pode procurar a ajuda de profissionais de marketing, publicidade e outras áreas para te ajudar nessa escolha.

Viu como uma boa pesquisa pode fazer muita diferença no seu negócio? 

Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Vem conhecer. O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratis!

Se você gostou do post, deixa seu comentário :)


Report publication
    010

    Recomended for you