Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Beracode: a plataforma perfeita para sua estratégia de marketing de conteúdo

Beracode: a plataforma perfeita para sua estratégia de marketing de conteúdo
Marcus Pereira
Mar. 8 - 6 min read
000

Se você é uma das mais de 10.000 pessoas que passaram na edição 2017 do RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina, então imagino que você já tenha ouvido este nome antes. Se não, fique tranquilo: você vai terminar esse post sabendo o que é esse tal Beracode. 

Antes, uma coisa importante

Os clientes cada vez mais se informam melhor e pesquisam muito antes de fazer uma compra. Produzir conteúdo digital é, então, de longe, a forma mais eficaz de ter um bom posicionamento ao longo desta jornada dos consumidores

É evidente que não há como trabalhar com marketing de conteúdo sem um blog para publicação do que for produzido. Partindo desse princípio, posso afirmar que Beracode é a melhor ferramenta possível para fazer isso, em especial se pensarmos na combinação entre disponibilidade de recursos e o esforço necessário para uma boa performance.

Quer entender o porquê? Continue lendo. ;)

No princípio, um construtor de sites

Apesar de o lançamento ter sido em 2017, a história do Beracode começa há alguns anos, mais precisamente em 2011. Nessa época os dois fundadores da empresa tinham uma agência que desenvolvia sites de todos os tipos: de ecommerces a portais de notícia. O problema era que, por conta do custo, eles acabavam não conseguindo atender a demanda de muitas pequenas empresas, profissionais autônomos e microempreendedores.

A solução? Desenvolver um construtor de sites que permitisse que as próprias pessoas criassem seus sites, o SitePX. A ideia foi um sucesso, e em menos de um ano a empresa ultrapassava o ponto de equilíbrio e indicava um futuro de crescimento acelerado. Nos dois anos seguintes a evolução continuou, atingindo uma marca expressiva: mais de 500 mil usuários cadastrados, entre idas e vindas na criação de sites. 

Esse histórico chamou a atenção do mercado, e em 2014 eles desembarcavam em Curitiba com o aporte de um investidor local e a missão de continuar crescendo ainda mais. 

Em princípio o plano parecia dar certo. Parecia. O tempo foi passando e eles começaram a perceber alguns comportamentos dos usuários do SitePX que pareciam indicar um novo caminho. Basicamente, alguns problemas que atingiam muitos dos donos de sites criados com o SitePX. Acompanhe comigo abaixo:

  • Apesar da grande quantidade de recursos da ferramenta os usuários pecavam muito no design das páginas. O resultado? Muitos dos sites criados acabavam ficando feios.
  • Depois de ter os sites criados a maioria dos usuários tinha muita dificuldade para produzir e inserir conteúdo — desde posts de blog até páginas como o famoso "quem somos".
  • Mesmo para usuários com sites mais bem estruturados havia uma dificuldade recorrente na divulgação. Ou seja, muitos sites tinham pouco tráfego pois os clientes do SitePX não sabiam direito como fazer marketing digital.
  • Além de tudo isso os fundadores da empresa começaram a perceber que a motivação da maior parte dos clientes para fazer seu site — ter uma espécie de vitrine/cartão de visitas digital — já não fazia sentido. O Google já vinha suprindo essa demanda com os recursos do Google Meu Negócio.

Todos esses fatores reunidos motivaram a criação de um novo sistema que pudesse entregar um ambiente onde o foco fosse a produção de conteúdo e o marketing digital. Uma plataforma onde fosse possível contar com o conhecimento dos clientes para gerar conteúdo colaborativo, e ainda por cima servir como ativo para a estratégia de marketing digital.

Essa plataforma se chama Beracode.

Mas...afinal o que é Beracode?

Beracode é uma plataforma que permite que, em poucos cliques, você crie um blog colaborativo — ou como gostamos de chamar, uma comunidade. Inclusive, este blog está hospedado também na plataforma.

Apesar de termos essa possibilidade, é evidente que o seu blog não precisa ser colaborativo. O Beracode também serve para blogs convencionais, no entanto cabe a mim dizer que o DNA colaborativo é, essencialmente, o que o torna único. Sabe porquê? Porque todas as comunidades — ou blogs — criados com Beracode nascem com seu próprio domínio, uma área para cadastro de usuários, e hierarquia de administradores, autores e editores.

Incrível, né?

Utilizando Beracode é possível usar o conhecimento de seus parceiros, clientes e prospects para produzir conteúdos que geram valor de verdade para sua audiência. É claro, tudo com moderação e publicação controlada mediante aprovação, sua ou dos administradores que você designar.

Sabe o que isso quer dizer? Que você não vai mais precisar sofrer sozinho para manter seu blog atualizado com conteúdo útil para seus leitores.

Além de tudo isso, a ferramenta foi construída inteiramente a partir de boas práticas de SEO recomendadas pelo Google. Ou seja, seus conteúdos vão aparecer nos resultados de busca com muito mais facilidade sem que você tenha que se preocupar com a nota no PageSpeed Insights ou a leveza de seu site. Nós pensamos nisso para você. ;)

No mais, a ferramenta ainda possui uma dezena de recursos adicionais que a tornam ainda mais sensacional. Check it out!

- Analytics próprio e nativo, com todos os dados necessários para um bom gerenciamento do seu blog ou comunidade, com métricas de leitura, engajamento e produção.

- Estatísticas exclusivas para os usuários cadastrados que podem, depois de publicarem um texto, acompanhar o desempenho da publicação ao longo do tempo.

- Possibilidade de exportação da base de usuários cadastrados em uma planilha que você pode usar para criar campanhas de mídia paga ou email marketing.

- Envio de uma newsletter personalizada e notificações push a partir das preferências e hábitos de navegação e leitura de cada participante.

E sabe o que é melhor? Estamos apenas no começo dessa jornada.

Existem diversas outras funcionalidades em desenvolvimento e que logo logo vão adicionar recursos à plataforma.

Se você quiser saber mais sobre nós, acesse nosso site. Ah, e antes de terminarmos, nada melhor que um depoimento de quem já utiliza Beracode. ;)

Clube Sebrae + Beracode: Matheus dos Santos

Clube Sebrae + Beracode: Acea Ratcheva

 


Report publication
    000

    Recomended for you