[ editar artigo]

Certificado digital para emitir NF-e

Certificado digital para emitir NF-e

O certificado digital é como uma espécie de identidade virtual, com ele é possível garantir a autenticidade e a segurança necessária para as transações pela internet. E é indicado para empresas que têm a necessidade de emitir a nota fiscal com segurança, já que evita processos burocráticos longos e é permitido transações eletrônicas livres de fraudes.

E para ter acesso ao certificado digital você precisa seguir alguns processos muito importantes:

Mas o que é certificado digital?

Ele funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, garantindo autenticidade das informações e com validade jurídica. E permite identificar a confidencialidade da empresa em transações eletrônicas assinadas virtualmente, evitando possíveis fraudes, garantindo também muita agilidade em todos os processos.

E existem alguns tipos de certificado digital nfe e cada um tem um papel diferente:

Certificado Digital NFe, e-CNPJ e e-CPF


Certificado Digital para Pessoa Física e-CPF: É a identidade da pessoa física no ambiente eletrônico, uma versão digital do CPF. Pode ser utilizado na assinatura de documentos digitais e comunicação com a Receita Federal do Brasil. Tudo com validade jurídica.


Certificado Digital para Empresas e-CNPJ:  é uma versão digital do CNPJ para que empresas possam autenticar de forma legal documentos e transações em sistemas privados e/ou públicos. Essa versão é vinculada diretamente com a Receita Federal, e permite a assinatura de documentos que representem a empresa.


Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal NF-e: pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha.

Certificado tipo A3 e A1:

Para a emissão de NF-e e e-CNPJ, temos dois modelos:

A1: No formato de dispositivo móvel, ele não necessita de token ou smart card. Por isso, podem ser instalados no computador principal e também nos auxiliares.

A3: É armazenado em um token ou smartcard. Para que mais de um computador esteja liberado para utilizar, é preciso informar uma senha específica.

Para quem é indicado o certificado digital?

Hoje, a emissão do certificado digital é totalmente obrigatória para todas as empresas que precisarem emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e). A certificação também é exigida para todas as empresas inscritas no Lucro Real e Lucro Presumido, uma vez que grande parte das declarações feitas de forma mensal ou anual devem ser feitas por meio do certificado digital.  

Outra obrigatoriedade do uso do certificado digital é a exigência para empresas inscritas no Simples Nacional que possuem mais de três funcionários.

Como emitir seu certificado digital?

Com o Emita Já, você pode renovar ou emitir o seu certificado digital com segurança e de uma forma simples e rápida.

Informações sobre empreendedorismo:

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Inclusive, vem assistir o vídeo sobre Certificado Digital:

 

O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratuito. 

Vale do Pinhão
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão Seguir

A 𝘃𝗵sys existe para que o empreendedor possa usar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário na gestão da sua empresa de um jeito mais simples e otimizado, através de um sistema completo e intuitivo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você