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Como criar uma campanha de Drip Email de bem sucedida?

Como criar uma campanha de Drip Email de bem sucedida?

Uma campanha de Drip E-mail é uma série de e-mails relacionados enviados a seus clientes ou a seus potenciais clientes para influenciá-los a realizar uma ação – seja para comprar seu produto, utilizar seu serviço, renovar uma assinatura ou qualquer outro objetivo.

Por exemplo, um potencial cliente pode inscrever-se em uma newsletter em seu site ou blog, esta ação irá desencadear uma campanha de Drip E-mail específica. Esta campanha automatizada permitirá que você nutra seus potenciais clientes até que eles estejam prontos para comprar seus produtos ou serviços e ainda pode utilizar esta campanha para fidelizar sua base de clientes atuais.

Em todo o mundo, 2,4 milhões de e-mails são enviados a cada segundo; Alguém por exemplo que trabalha em um escritório de médio porte recebe em média 121 e-mails por dia, e metade disso é spam. Francamente, ninguém está a fim deste lixo todo certo?

Se você quiser chamar a atenção de seus clientes potenciais, é preciso criar um planejamento estratégico criativo e eficiente para superar essa barreira. As campanhas de Drip E-mail – quando feitas corretamente – são uma maneira direta e efetiva de criar relacionamento, aumentar suas vendas, aumentar seus clientes e fidelizar seus clientes atuais.

Abaixo algumas dicas de como montar suas campanhas de Drip E-mail com eficiência.

1 – Esclareça os objetivos de sua campanha

Para medir o sucesso das suas campanhas de Drip E-mail, você deve definir claramente o seu objetivo. Talvez você possa querer que seu potencial cliente inicie um teste gratuito do seu sistema, pode querer que ele renove uma assinatura se já for seu cliente ou atualize produtos ou serviços. Você pode querer que este potencial cliente aumente a sua intenção de compra e diminua seus esforços de vendas.

Outros objetivos incluem educar e treinar seus clientes, fazer uma oferta especial ou atrair clientes novos e seja qual for seu objetivo, gaste bastante tempo nesta etapa de planejamento, o futuro bem-sucedido da sua campanha depende disso.

 

2 – Planejar as Frequências

A frequência, o número de envios e a segmentação dos e-mails em uma campanha de Drip E-mail variam de acordo com seu objetivo de campanha, seu público-alvo e as ações que seus clientes realizam.

Digamos que seu prospet inscreveu-se para testar uma versão trial do seu app.

Logo o objetivo principal desta campanha de Drip E-mail seria fazer com que está pessoa comece a utilizar o seu produto e eventualmente o compre.

  • O primeiro e-mail seria de boas-vindas que incluiria links para o serviços e outras informações básicas.
  • Os próximos dois ou três e-mails poderiam ser de informações de como utilizar o seu produto ou serviço.
  • Caso o seu potencial cliente ainda não utilizou o seu produto ou serviço, você pode enviar um e-mail lembrando-o que o período de testes está acabando.
  • Isso poderia ser seguido por outros e-mails que visariam fechamento da venda, talvez incluindo uma oferta especial.
  • Se, por outro lado, a pessoa começou a utilizar o serviço após o segundo e-mail, isso pode desencadear automaticamente uma série diferente de e-mails e chamadas de ações para outras compras.

3 – Personalize sua mensagem para um público segmentado

Quanto mais você personalizar sua mensagem para as necessidades de um potencial cliente, mais provável é a chance que você tem de fechar uma venda. Existem várias maneiras de segmentar os clientes, como, por exemplo, em qual fase do clico de vendas ele está, o histórico de compras, o tamanho ou a receita da empresa, o título e a informação demográfica etc..

4 – Atenção com a Título

O título da sua mensagem é muito importante, e certamente é a parte mais vital de um Cold E-mail. Dê um toque personalizado e ligeiramente informal com linguagem simples e texto em letras minúsculas. Evite os jargões de vendas como: (oferta gratuita!) Isso pode desencadear filtros de spam. Certifique-se de que você está tocando nas dores do seu cliente e não apenas falando das maravilhosas funcionalidades do seu produto.

6 – Faça sua Call to Action clara e fácil de entender

Provavelmente, você deseja que seu público clique em algum Call to Action e seja direcionado para uma página de destino (Landing Page) onde ele obtenha mais informações sobre seus produtos e serviços, claro que em alguns casos, o e-mail já é suficiente. Mas se tiver que utilizar um Call to Action facilite isso para as pessoas, deixe claro qual objetivo do clique sem colocar muitos obstáculos à sua frente.

7 – Sempre que possível, mantenha seu toque pessoal

Todos os e-mails que você enviar em sua Drip Campaign devem ser escritos com tom mais informal, quem ler a mensagem deve sentir-se único, especialmente se for uma campanha de vendas. Se você quiser aprofundar um relacionamento com seus clientes, esta é a melhor forma de comunicação, sempre deixe eles acharem que estão sendo abordados por uma pessoa real.

8 – Teste A/B

Use testes A/B para determinar a eficácia das suas campanhas de e-mail. Você pode testar assuntos, parágrafos, Call to actions, Headlines e qualquer outra coisa. Não esqueça que, você só pode testar uma coisa de cada vez.

9- O monitoramento é necessário para determinar o sucesso

O monitoramento e análise são essenciais para determinar o ROI da sua campanha de Drip E-mail, encontre o buzz certo que seus clientes se engajam e ajuste seus e-mails para campanhas futuras.

Importante olhar para todos os aspectos da sua campanha de Drip E-mail, incluindo:

  • Entrega e taxa de rejeição
  • Spam
  • Taxa de Abertura
  • Taxa de cliques
  • Eficácia das palavras-chave
  • Taxa de cancelamento de inscrição
  • Engajamento social – taxa de ações
  • Taxa de conversão

Bom era isso se você ainda não implantou uma campanha de DRIP Marketing em sua empresa, comece a usar a estratégia e depois comente pra gente os resultados.

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Vale do Pinhão
Luis Paim
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Especialista em ações de Marketing Digital, eu ajudo empresas a construir plataformas de vendas criando pontos de contato em todo o ciclo de compra do consumidor.

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