Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como Elaborar Um Pitch Para Sua Startup?

Como Elaborar Um Pitch Para Sua Startup?
Frederico Sieck
Mar. 28 - 6 min read
010

Pitch ou Elevator Pitch é uma apresentação da sua startup ou ideia  para um investidor. Normalmente essas apresentações duram de 3 a 5 minutos e o principal objetivo é despertar o interesse do investidor pelo seu negócio.

Imagine que você possui uma grande ideia e acabou de entrar no elevador do seu prédio com um grande investidor. Você possui poucos minutos para convencê-lo de que seu negócio é realmente lucrativo até a próxima parada do elevador. Por esse motivo que chamamos de "Elevator Pitch".

Podemos apresentar o Elevator Pitch como uma conversa ou até mesmo uma breve apresentação em slides. Caso você escolha os slides lembre-se que deverá inserir apenas tópicos e possuir no máximo cinco slides.

Como Apresentar Sua Startup Em Cinco Minutos?

Realmente não é uma tarefa fácil apresentar o projeto de sua startup em menos de cinco minutos, até porque levamos meses realizando o planejamento da ideia e são muitos detalhes importantes para compartilhar.

Nesse caso existem formas de elaborar um Pitch de sucesso sem precisar se preocupar com inúmeros detalhes de negócio.

É muito importante que seu Pitch responda algumas perguntas importantes, tais como:

- Qual problema/oportunidade que sua startup pretende solucionar?

- Qual a solução que você propõe para resolver esse problema/oportunidade?

- Quais são os diferenciais da sua startup na solução desse problema? 

- Qual o modelo de monetização que será utilizado?

- Qual a proposta a ser realizada para o investidor?

Com essas perguntas em mente você já possui um roteiro de Pitch da sua startup e consegue direcionar melhor as informações e pontos para serem abordados. É muito importante que durante o Pitch você foque exclusivamente nas informações da sua apresentação pois caso o investidor tenha interesse na sua startup ele fará perguntas no final do seu Pitch.

É muito importante que você fique atento às perguntas que serão realizadas pelo investidor pois elas servem para aprimorar as informações do seu Pitch e para você direcionar algum detalhe importante sobre o assunto que ele está mais interessado.

Como Fazer o Roteiro de Um Pitch de Sucesso?

Para facilitar seu entendimento vou detalhar cada uma das perguntas sugeridas anteriormente para a realização do seu Pitch.

1 - Problema ou Oportunidade de Negócio

É muito importante deixar claro nessa etapa qual o problema que sua startup irá resolver. Busque não utilizar termos técnicos nos slides pois o investidor pode não entender, caso não atue na proposta da sua startup.

Coloque algumas informações sobre o problema, tamanho do mercado, indicadores importantes e qual a principal "dor" que os usuários ou pessoas estão passando sem a sua solução.

Uma dica importante é mostrar ao investidor a quantidade de pessoas que são impactadas diretamente por esse problema todos os dias pois eles serão a fatia do mercado que seu negócio poderá impactar.

2 - Solução Proposta

No segundo slide de seu Pitch você deverá mostrar a sua proposta para a solução do problema apresentado anteriormente. Insira informações sobre como sua startup irá impactar o usuário e quais serão as ações que ele poderá executar com sua ferramenta.

Vale ressaltar que quanto mais simples e de fácil acesso ao usuário final, mais chamará a atenção do investidor. Busque soluções simples para problemas complexos.

Aqui você poderá passar a ideia geral de como escalar o seu negócio é fácil e porque as pessoas necessitam da sua startup.

3 - Diferencias da Startup

Faça uma comparação direta com seus principais concorrentes e mostre o que seu produto possui de mais inovador que as outras empresas não possuem.

Para facilitar o entendimento do investidor monte uma tabela simples, com informações objetivas e destacando sempre os pontos que você considera um diferencial no mercado.

Uma dica nesse caso é sempre utilizar cores positivas como o verde para seus diferenciais. Nunca utilize o vermelho pois ele passa uma ideia negativa sobre o item marcado.

4 - Monetização

Essa é uma das etapas mais importantes do Pitch: como será monetizado o seu produto. Se sua startup tiver uma solução perfeita para o problema mas não tiver de forma clara a monetização isso poderá arruinar o seu Pitch.

Pense sempre nas metodologias que seus concorrentes já utilizam, estude os valores cobrados e pense em escalar o serviço sem gerar alto custo ao cliente.

Estamos vivendo um momento em que as pessoas buscam serviços de qualidade com custos reduzidos. Ou seja, não busque ganhar muito dinheiro em cima de um único cliente, mas sim ganhar um pouco sobre vários clientes. Esse é o principal modelo de monetização.

5 - Proposta Realizada

Coloque qual o potencial de "produção" de sua startup sem receber investimento, qual o retorno que teria em um período de um ano e depois compare esses resultados caso você recebesse o investimento.

Coloque números reais pois caso o investidor tenha alguma consideração a fazer as informações devem estar de acordo com os dados apresentados anteriormente.

Sempre inserir qual o investimento que sua startup necessita, no que será utilizado esse dinheiro e qual o tempo aproximado para o retorno do investimento.

Dicas Para Um Pitch de Sucesso

- Passe segurança ao falar sobre sua Startup;

- Seja objetivo e vá direto ao ponto durante a apresentação;

- Reforce o poder de execução e entrega dos integrantes do seu negócio;

- Revise sua apresentação para não ter erros de português ou nos números de relatórios apresentados (solicite para outra pessoa revisar);

- Salve a apresentação em PDF caso não for utilizar no seu computador;

- Conheça a trajetória e perfil do investidor que está avaliando seu Pitch;

- Caso não der certo, não desista, os maiores empreendedores já receberam muitas negativas no decorrer de sua vida profissional;

Boa Sorte :)


Report publication
    010

    Recomended for you