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Como fazer um controle de vendas eficiente

Como fazer um controle de vendas eficiente
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
ago. 9 - 4 min de leitura
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O que é um controle de vendas?

O controle de vendas é basicamente um conjunto de estratégias, no qual são analisados os resultados das vendas realizadas pela empresa. Além de acompanhar todos os processos realizados identificando falhas e elaborando novas e próximas estratégias.

Assim, esse controle deve integrar o setor comercial às outras áreas da empresa, como marketing, financeiro e estoque, dando clareza ao processo em busca da entrega de valor ao cliente final. Dessa forma, criar um mapeamento do fluxo de vendas também é importante para padronizar o processo e encontrar os gargalos com maior facilidade. O levantamento desse fluxo deve ser realizado em conjunto com capacitações e treinamentos profissionais com a equipe, tornando as ações mais eficazes. 

Exemplo:

  • Prospecção: atração de novos clientes.

  • Apresentação: apresentação da empresa ao possível cliente.

  • Proposta: apresentação de soluções por meio de uma proposta.

  • Negociação: adequação de valores e outros tratos entre empresa e cliente.

  • Follow-Up: acompanhamento do cliente até a decisão da compra.

  • Fechamento: compra pelo cliente.

Por que utilizar um controle de vendas?

O controle de vendas é fundamental para que os processos de seu negócio sejam otimizados, em busca de reduzir custos e desperdícios e alcançar melhores resultados. Com isso, você pode aumentar a conversão e conquistar maior satisfação do cliente com um produto ou serviço.

Informações importantes para um controle de vendas eficiente

  • Registrar todas as vendas que foram realizadas:  quantidade de produtos vendidos, preço unitário, dados do cliente e forma de pagamento. 
     

  • Elaboração e acompanhamento de um planejamento: deve conter metas e prazos para elaborar estratégias mais eficientes.
     

  • Metodologia meta SMART: vai auxiliar a empresa a utilizar metas inteligentes para a definição de atividades prioritárias. Para atingir seu objetivo, ela deve ser Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.
     

  • Controle de estoque: identificar quais produtos estão saindo mais e quais não estão já diz muito sobre o interesse do cliente nesses itens.
     

  • Definição da jornada de vendas: As vendas só serão realizadas de forma eficiente se o produto ou serviço que o vendedor oferecer estiver nos objetivos reais do cliente ou do potencial cliente.

Como armazenar as informações?

A melhor maneira de armazenar todas essas informações seria em um sistema de gestão integrado, já que com ele se tem uma visão melhor dos dados e dos indicadores de desempenho que já foram traçados. Tornando tudo mais simples e claro para o controle de vendas. Além disso, ter informações sobre os processos e controle de estoque, acabam otimizando o próprio controle de vendas.

É importante integrar informações que se conectem mesmo que estejam em setores diferentes. Isso possibilita melhoria na gestão de todas essas áreas, agilizando e trazendo melhores resultados.

Então não se esqueça que tudo deve ser feito com uma excelente gestão!

 

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