Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como fazer um plano de negócios para 2022

Como fazer um plano de negócios para 2022
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
Feb. 28 - 4 min read
000

Ter um bom planejamento para sua empresa é fundamental, mesmo se você estiver apenas começando ou já tenha seu negócio, é nessa etapa que são formuladas estratégias e oportunidades para o crescimento do empreendimento.

O que é um plano de negócio?

Ele é basicamente um roteiro para o sucesso, que vai resumir os objetivos operacionais e financeiros da sua empresa. É escrito com muitos detalhes, apresentando os planos e orçamentos que vão permitir chegar nesses objetivos. E é sempre bom que seja um documento que possa ser ajustado ou alterado conforme os fatores do mundo real o mais rápido possível.

Qual a importância de se fazer um plano de negócio?

O plano de negócios é o primeiro passo para uma nova empresa, esse plano é o que vai direcionar a organização no caminho certo, interferindo diretamente no destino do negócio. 

Itens para fazer um plano de negócio:

Ele deve incluir determinados itens de cada área, os passos, os objetivos do negócio, questões financeiras, etc. E deve estar alinhado com os objetivos maiores com detalhes.

  • Resumo executivo: É um esboço muito importante do propósito e das metas da empresa. E deve conter tópicos como descrição breve de produtos e serviços, resumo dos objetivos, viabilidade do projeto, o potencial de crescimento, visão geral dos recursos financeiros.
     

  • Análise de mercado: Descrição das perspectivas do setor e do mercado-alvo. É preciso saber quem são seus clientes, concorrentes, principais fornecedores etc. Faça perguntas como “O que os concorrentes de sucesso fazem?”, “Por que isso funciona?”, “Qual é o preço aplicado?”, “O que faz com que os clientes comprem com eles?”, “A minha empresa pode fazer melhor?”.
     

  • Organização e gestão: Descrição da estrutura do negócio e a gestão. Informações como capacidade produtividade, número de atendimentos possíveis por mês, quem é o responsável por determinadas atividades, etc., também devem ser considerados. Sobre os responsáveis por determinadas atividades, considere incluir currículos de membros-chave da equipe. Além de a questão jurídica ser incluída também.
     

  • Serviço ou produto: Descrever o serviço oferecido ou o produto que é vendido. Você pode considerar questões como situação atual dos produtos ou serviços, pesquisa de desenvolvimento e metas, fornecimento e atendimento e propriedade intelectual (quando houver).
     

  • Marketing e vendas: Fazer um planejamento estratégico de marketing. Você pode considerar questões como posicionamento da marca, formas de promoção, força de venda e estratégia de venda.
     

  • Planejamento financeiro: Definir os requisitos financeiros. Você pode considerar questões como declarações de renda, demonstrativos de fluxo de caixa, planilhas de balanço, demonstrativos e extratos de contas a receber e a pagar (se aplicável).

Dicas para facilitar a criação do plano de negócio:

  • Seja breve;

  • Use conteúdos visuais!;

  • Conheça o público que vai ler seu plano de negócios;

  • Seja totalmente realista;

  • Não se deixe intimidar, sempre se lembre que quem mais conhece a sua empresa é você mesmo!.

Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! 

Quer saber mais sobre plano de negócios? Confere o vídeo abaixo:

O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratuito.


Report publication
    000

    Recomended for you