[ editar artigo]

Como Você pode lidar coma Decepção?!

Como Você pode lidar coma Decepção?!

A decepção se trata de um sentimento de desapontamento com relação a uma expectativa criada e não concretizada, ou seja, a disparidade entre o que se esperava acontecer e o que na realidade aconteceu. Em algum momento da vida ela pode se fazer presente, seja no âmbito familiar, de relacionamento amoroso, amizade, profissional e até consigo mesmo.
Lidando com a decepção com 4 princípios do coaching.

Compreender seus valores, interesses e crenças positivas a respeito de quem você é e, quem deseja ser, é um fator determinante para conduzir as frustrações e situações que afetam suas emoções. Confira abaixo as 4 premissas fundamentais do coaching que auxiliam você a lidar com a decepção de forma saudável. Veja:

Honrar e respeitar a própria história: você se torna uma pessoa mais forte e preparada a cada experiência adquirida ao longo da sua vida. Por isso, apagar da memória qualquer fato do seu passado é o mesmo que limitar sua própria identidade. Você se torna um ser incompleto. Honre e respeite cada detalhe de sua própria história, seja ele positivo ou negativo, pois esses momentos contribuíram e ainda contribuem com o seu processo de evolução. Descubra mais a respeito de como a importância de honrar e respeitar a sua própria história.

Toda ação tem uma intenção positiva: uma das maneiras mais poderosas de administrar a decepção é buscar compreender a intenção positiva da pessoa que lhe causou a frustração. O primeiro passo é se colocar no lugar do outro, imaginando quais atitudes tomaria se estivesse na condição dele. Fica notório, portanto, que desenvolver sua inteligência emocional é fundamental para não julgar e agir por impulso. O melhor caminho é sempre tomar medidas pautadas na serenidade e discernimento. Saiba como usar a inteligência emocional a ser favor.
Dissociação: você não é sua emoção! A dissociação é uma técnica do coaching muito efetiva para ser utilizada em situações delicadas que geram certo desconforto emocional no coachee ao relembrar determinado fato. O objetivo é transformar a memória em uma realidade externa, auxiliando-o a exteriorizar o fato separado da emoção e conectar a razão. É como se você estivesse assistindo a um filme de si mesmo, vendo por uma tela o acontecimento em questão. Na condição de plateia consegue ver o cenário de maneira mais sistêmica e racional, descobrindo novas e melhores perspectivas. Ao aplicar esta técnica você percebe com maior clareza que é superior ao seu estado de frustração. Isso faz com que o sentimento se torne pequeno, insignificante e insuficiente para te afetar.
Gratidão: agradecer é fundamental para nos livrarmos dos maus sentimentos, já que o ato tem o poder de nos limpar das experiências negativas e reforçar a certeza de que tudo que passou foi válido.

No coaching, descobrimos que ser grato é escolher não acumular mesquinharias que nos fecham as portas para novas possibilidades e horizontes. O foco é só carregar as experiências positivas, mas sem esquecer das lições importantes que aprendemos com as negativas. Lembre-se sempre de que tudo que vier é bem-vindo, o que for bom deixe que fique, mas o que não for é melhor que vá!

Medite sempre : Diga o nome da pessoa ou o seu nome e fale: Sinto muito, e Me perdoe, te Amo sou Grato
Venha aprender com o processo de coachig
- Ligue e agende sua avaliação gratuita 9 9844-6785

Vale do Pinhão
Wanda Calvente
Wanda Calvente Seguir

Coach Wanda Calvente- Transformando Vidas! Excutive Self Life Coach, Palestrante, Psicoterapeuta, Psicopedagoga, autora do livro A Hora é Agora.

Ler matéria completa
Indicados para você