Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Dúvidas sobre análise SWOT

Dúvidas sobre análise SWOT
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
Mar. 29 - 3 min read
000

Mas o que é a Análise SWOT?

Basicamente ela é uma análise de negócio simples e valiosa, e serve para trazer segurança e organização para novos projetos ou para reorganizar estratégias, projetos ou serviços que já estão em andamento. A ferramenta tem a finalidade de detectar pontos fortes e fracos da empresa, tornando tudo mais eficiente e competitivo, corrigindo pequenos detalhes que podem ter passado despercebidos.

Agora vamos ver alguns exemplos que podem te ajudar a fazer essa análise e completar os quadrantes:

Força:

Você pode responder essas perguntas para colocar sua empresa em uma situação de vantagem em relação à sua concorrência:

  • Que atividades são mais bem realizadas?

  • Quais os melhores recursos?

  • Qual é a nossa maior vantagem competitiva?

  • Como é o nível de engajamento dos clientes?

Fraquezas:

Você pode envolver fatores que precisam ser desenvolvidos na sua empresa, como: mão de obra pouco qualificada e pouco engajamento, por exemplo.

Oportunidades:

Confira as oportunidades de mercado ao seu redor! Isso seria como uma chance de crescimento para sua empresa. Para isso, entender como o mercado funciona é essencial.

Ameaças:

Você pode verificar que fatores ou acontecimentos podem significar um problema para a manutenção de seus negócios. Ao identificá-los é mais fácil traçar respostas e defesas para que esse problema não venha a se concretizar.

Quer saber mais sobre a Análise SWOT? Vem conferir esse vídeo!

O que fazer com ela depois de pronta?

É muito importante que você pense em algo que você quer empreender ou no seu próprio negócio. E com os dados que já foram levantados pela sua análise, é possível fazer o  planejamento estratégico da sua empresa cruzando as informações obtidas e descobrindo novos projetos e ideias, além de se atentar a potenciais que ainda não foram explorados, possibilitando novas visões e insights. 

É sempre importante analisar o que pode ser melhorado no negócio e quais ferramentas são necessárias para que isso seja possível. Após essa avaliação profunda ser feita, você precisa viabilizar a concretização disso tudo, ou seja, partir direto do plano para a ação.

É um ponto bem importante que pode gerar um pouco de ansiedade mas não faça tudo de uma vez, dê o primeiro passo e escolha um ponto específico como prioridade e assim que você for pegando o ritmo, pode ir colocando em prática os outros um de cada vez.

Viu como é simples?

Informações sobre empreendedorismo:

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! 

O programa é feito pela vhsys, uma empresa de tecnologia que desenvolve plataforma de gestão simples e descomplicada para micro e pequenas empresas. A solução dispõe de várias funcionalidades para auxiliar na administração de um negócio e tornar os processos mais práticos. Com módulos para as áreas financeira, vendas, serviços, estoque e compras, o sistema possibilita otimizar as operações recorrentes, economizando o tempo dos empreendedores. Vem saber mais e fazer um teste gratuito. 


Report publication
    000

    Recomended for you