Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Fomentando o ecossistema startup através de um jogo de tabuleiro

Fomentando o ecossistema startup através de um jogo de tabuleiro
Fabiele Nunes
Jun. 19 - 3 min read
010

O Startup Mundi Game Experience reúne em torno de um tabuleiro jogadores que irão percorrer a trilha das startups para descobrir no caminho quais os conceitos chave e essenciais que fazem com que uma simples ideia ou problema possa se transformar em uma solução inovadora.

Durante a sessão os jogadores terão que lidar com desafios, controlar seu orçamento, fazer pitch para investidores e contratar talentos e serviços. Todas essas ações transformam o ambiente do jogo no ecossistema das startups, agrupando nas quatro horas de duração os players mais importantes desse universo.

Uma metodologia inovadora e engajante que já está presente em todo o Braisl e colaborando com o fomento de vários ecossistemas. Um ótimo exemplo é o case com o Samsung Ocean.

O Samsung Ocean é um centro de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções idealizado pela Samsung com sedes em São Paulo (campus USP) e Manaus (campus UEA). Objetivando colaborar na formação e processo de tirar projetos acadêmicos do papel, o programa Ocean Business Development utiliza-se da metodologia Startup Mundi Game Experience para simular a criação de uma startup e permitir as equipes de alunos com projetos premiados para o programa vivenciar o empreendedorismo e como levar suas ideia ao mercado de forma prática e divertida. 

Entendemos que várias universidades, instituições e hubs hoje passam pelo mesmo desafio. Estão borbulhando com novos conhecimentos, engajamento em projetos e pesquisas inovadoras e ideias para novos produtos e tecnologias. Os currículos hoje já englobam cadeiras de empreendedorismo, administração, psicologia organizacional. Mas uma coisa é um denominador comum, muitas ideais e pesquisas ainda permanecem no papel e é difícil para alunos e pesquisadores desmistificar o processo de se levar a ideia ao mercado e vivenciar todos os aspectos simultaneamente (desenvolvimento produto, modelo de negócio, financeiro, construção equipe etc). Existe muito mais foco nos estágios de concepção e ideação que nas fases subsequentes. 

O Game Experience vem de encontro a esta necessidade e oferece uma metodologia inovadora e alinhada com as últimas tendências e práticas do ecossistema de startup como uma base e um mapa para esta trajetória. Através do modelo de licença, pode ser facilmente multiplicado em programas universitários e de incubação e fomentar o ecossistema local criando maior densidade de startups que realmente saem do papel. 

Assista no link abaixo oque rolou no Ocean Manaus (vídeo 1min) e nos conte mais sobre o contexto da educação empreendedora e desafios do ecossistema na sua região/instituição. Tudo começa na ideação, mas não precisa parar por aí. Vamos juntos fomentar a inovação e o ecossistema no Vale do Pinhão. 

http://www.startupmundi.com.br/formando-o-ecossistema

Let´s play!
Fabiele Nunes


Report publication
    010

    Recomended for you