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Gamificação otimizando engajamento mundial

Gamificação otimizando engajamento mundial
Sebastian Blank
Jan. 9 - 6 min read
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Atividades criadas pela BeeBrain usam metodologias de seleção de candidatos e aprimoramento de talentos

“Eu ADORO onde trabalho!...

...Todos os meus colegas no trabalho ajudam um a outro em qualquer momento. O ambiente no escritório é incrível e nós saímos juntos pelo menos duas vezes por mês!”

Você tem cinco amigos de empresas diferentes que dizem isso para você? Parabéns!

Meu nome é Sebastian. Sou alemão. E durante minhas 10 anos na indústria com responsabilidade em países como Alemanha, México, França e Brasil conheço poucas pessoas que me contam isso. E ao mesmo tempo CEOs, Fundadores e responsáveis na área do RH contém da ausência, flutuação e temas da produtividade no dia-dia.  Será que as duas partes andam juntos? Vamos dar uma olhada em alguns números primeiro

1 entre 8 funcionários engajado no trabalho

Gallup, uma organização de análise de mercado com sede em Washington e escritórios em 17 países com mais de 80 anos de experiência, identificou em um estudo feito em 142 países que mundialmente só 1 entre 8 funcionários está engajado e comprometido no próprio trabalho. O estudo identifica que 63% não são engajado e 24% estão ativamente contraprodutivo. Além do foco na felicidade dos funcionários no dia-dia várias empresas consideram o capital humano a parte mais valorosa na indústria. As organizações estão cada vez mais conscientes que o desenvolvimento de inovações, realização da produção e todos os aspectos vinculado à viabilização do valor agregado resultam das qualificações dos colaboradores. Assim a importância do desenvolvimento de competências humanas e profissionais está aumentado de forma contínua nos últimos anos.

Dopamina estimulando o circuito da recompensa

Uma das soluções, já utilizada por 40% das empresas das Fortune 1000 nos Estados Unidos para aumentar o engajamento e motivação dos funcionários, é a gamificação. Jogos no Facebook, como o Candy Crush entre outros, são um grande exemplo do impacto em indivíduos. Esses jogos populares passaram a atribuir maior relevância estimulando o circuito da recompensa do cérebro. Um dos neurotransmissores mais poderoso no nosso cérebro, a Dopamina, é liberada em pequenos lotes quando aproveitamos um evento como o reconhecimento em etapas dos jogos. A ausência do Dopamina resulta em falta do estímulo em aprendizagem.

Jogos sérios bem-sucedidos

Há cinco anos atrás gigantes de consultoria como Deloitte, NTTData and Capgemini  começaram a trazer para as indústrias a gamificação. Jogos vinculado a objetivos específicos esforçando pontos críticos, aumentando o engajamento e implementando sistemas de recompensa além do pensamento, estruturando estratégias para alcançar os objetivos. Além disso a gamificação pode consistir em dinâmicas sociais e aproximação dos colegas sem a necessidade de forçar um ganhador.

Foco no capital humano

“Mas ouça a nossa cultura da empresa foi estabelecida há anos e não podemos apenas mudá-la!” - fundador e proprietário de uma empresa com mente bem aberta me repetiu em uma conversa durante uma feira de inovação de forma desesperada. “Concordo com o Senhor” - respondi de forma calma. “Então vamos começar pequeno. O que você acha de um pequeno bônus no final do ano para cada funcionário que não perdeu um único dia útil durante o ano? E o que você acha da implementação de algumas atividades especiais da equipe durante o ano? Yoga ou alongamento no local de trabalho à tarde, proporcionando aos gerentes um orçamento mensal ou trimestral para 1 bebida por membro do equipe para um encontro em um bar, ou percebendo a cada mês uma atividade de desafiante para uma equipe diferente. Neste caso, toda a empresa pode falar sobre essas atividades ao longo do ano. Internamente e externamente." Estas são apenas algumas ideias para envolver os funcionários e apoiar a identificação com a empresa que resulta em maior produtividade, menor flutuação e uma grande marca de empregador no mercado.

BeeBrain - Aprimorando equipes |criando resultados

Para ajudar nesse processo nasceu a BeeBrain: Aprimoramento contínuo do nosso capital humano com algoritmos baseado em abordagem científica metodologia com foco na expansão para outros capitais mundiais junto com investidores e franqueados. Juntando as minhas experiências internacionais com os conselhos inspiradoras disponibilizados por mentores, parceiros, amigos e família montamos primeiras salas temáticas com personagens virtuais interagindo com participantes.

Conclusão

Será que a gamificação seria a única solução para a otimização do engajamento, da fidelidade e da satisfação dos funcionários? Definitivamente não a única para resolver todos os problemas. Porém um grande passo em frente no nosso ecossistema inovador demonstrando mais e mais presença nos próximos anos, aumentando a eficiência e lucratividade das empresas.

Perfil do Sebastian Blank

Sebastian Blank, engenheiro econômico pela Universidade de Formação Dual de Baden-Wurtemberg na Alemanha, é fundador e CEO da BeeBrain. Com 10 anos de experiência na indústria automobilística de países como Alemanha, México, França e Brasil, Sebastian Blank sempre conduziu o planejamento financeiro de longo prazo das companhias com foco em otimização dos resultados. Apaixonado por novas culturas e fotografia, o executivo fez dos hobbys matéria-prima para criar os desafios da BeeBrain.

Agendamentos:
BeeBrain
Até 10 grupos por dia, de 3 a 6 pessoas.
Rua Fernando Amaro, 802A – Alto da Rua XV, Curitiba, PR
(41) 9 9232-2210
FaleCom@BeeBrain.co

Sobre a BeeBrain - BeeBrain é uma startup de treinamento e aprimoramento pessoal e profissional de equipes baseada em Curitiba. Estabelecida em 2017, com apoio do Founder Institute do Vale de Silício, a BeeBrain conta com especialistas que desenvolvem treinamentos combinando tecnologias e algoritmos para treinar equipes e grupos a partir de gamificação. Para mais informações visite www.beebrain.co.

Informações à imprensa
midia@beebrain.co


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