[ editar artigo]

Jornada empreendedora: guia de leituras

Jornada empreendedora: guia de leituras

Dizer que "a vida de empreendedor não é nada fácil" é ao mesmo tempo um grande clichê e uma grande verdade. Desde que comecei minha jornada empreendedora, precisei estudar e me preparar para entender melhor o mundo (das startups) que pretendia entrar e agora faço parte.

Foram muitas pesquisas e leituras essenciais para me formar como empreendedora e exercer a função de CEO em uma startup.

Por isso, compartilho com vocês as leituras e processos que me ajudaram a compreender melhor por onde começar e que rumo tomar.

Livros

Fiz uma lista de livros essenciais que todo empreendedor precisa ler para aumentar a chance de sucesso de seu negócio. Elaborei essa lista seguindo uma ordem de urgência e importância para leitura.

A startup enxuta – Eric Ries

Escolhi esse livro pois ele é o ponta pé inicial para quem deseja empreender (criar seu próprio negócio) ou intraempreender (dentro da empresa). Esse livro aborda o pensamento empreendedor e o método startup enxuta, também conhecido como lean startup.

Tração – Weinberg Gabriel, Mares Justin, Felix Ada

Domine os 19 Canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial de sua base de clientes. Esse livro é sobre vendas! Não adianta nada fazer um produto legal, se você não vendê-lo. Os autores apresentam o método bullseye e dão alguns exemplos reais de como cada canal foi empregrado para gerar tração.

De zero a um – Peter Thiel, Blake Masters

O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício. Uma outra visão sobre o mundo corporativo, levanta pontos importantes sobre inovação e como fazer seu negócio sair do 0 a 1.

Metodologias

Design Thinking – Tim Brown

Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Adoro o subtítulo desse livro. Depois que conheci o design thinking minha mente abriu completamente para novas possibilidades de abordar o problema. É uma metodologia que utilizamos na SizeUP para o desenvolvimento de produtos e serviços. Se você ainda não conhece, não imagina o que está perdendo.

Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky, Braden Kowitz

O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Esse livro descreve a metodologia criada no Google e utilizada por muitas startups do Vale do Silício para desenvolver seus produtos e serviços. É uma derivação do desgin thinking, mas muito mais prática e rápida. Vale muito a leitura e utilização do método.

EXTRA, EXTRA !!

Design Sprint 2.0

O design sprint 2.0 uma versão atualizada do design sprint. Recomendo o curso ministrado (Design Sprint Masterclass – em inglês) pela AJ&Smart, um estúdio de inovação e design de produto, uma das maiores agências de design do mundo.

Essas foram algumas dicas de livros e metodologias para quem deseja iniciar a jornada empreendedora. Deixo aqui também essa lista no site da Amazon, para você comprá-los todos de uma vez :D

Existe uma infinidade de livros para indicar, mas esses ficam para um próximo post. Caso você conheça algum que ficou de fora, escreva nos comentários abaixo.

Vale do Pinhão
Barbara Moriel
Barbara Moriel Seguir

Microbiologista com experiência em saúde pública e gestão de qualidade. Sócia fundadora da SizeUP, startup para automação das rotinas de qualidade em serviços de alimentação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você