Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Liderança de Alta Performance: Como ser um Líder cada vez melhor?

Liderança de Alta Performance: Como ser um Líder cada vez melhor?
Melissa Camargo Kotovski
Feb. 17 - 4 min read
000

O crescimento do mercado competitivo exige que as empresas tenham o seu diferencial. Com os profissionais não é diferente. Antes os profissionais bem sucedidos, que coordenavam equipes eram os que detinham um conhecimento técnico diferenciado. Hoje se faz necessário além desse conhecimento, que se possua uma série de habilidades intra e interpessoais na execução eficaz de seu trabalho.

Considerando que a liderança é influência, James Hunter comenta que todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta certa, portanto, não é se o indivíduo pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que faz, como ser um líder cada vez melhor.

Equipes necessitam serem lideradas. Segundo Alison Hardingham quando uma equipe não dispõe da ajuda necessária para se proteger dos riscos do trabalho em equipe nem para distribuir recompensas, todo tipo de problema pode surgir, incluindo reuniões incômodas e destrutivas até o sentimento individual de decepção ou desmotivação.

Não há um padrão básico e único de capacidades e traços de personalidade de um líder. Habilidades e atitudes de liderança não são características inatas do indivíduo, portanto, podem ser adquiridas. Identificar as habilidades de liderança, e como líderes de sucesso coordenam equipes de forma otimizada, objetiva e assertiva, nos auxiliará a praticar a influência e inspirar pessoas a agir.

Eis aí a diferença de gerir pelo poder e pela influência. Quando se realiza a gestão através do poder, as pessoas fazem a vontade do líder mesmo que não acreditem ou não desejem realizar a ação imposta. Quando se realiza a gestão com liderança, as pessoas da equipe confiam no líder, em sua visão e realizam a vontade do líder, por causa da influência. Uma equipe gerida pela liderança com eficácia certamente obterá melhores resultados, tanto nos processos empresariais, quantos nos relacionamentos humanos internos.

O líder é aquele que consegue resultados com as pessoas. O verdadeiro líder é aquele que tem plena consciência de que não basta apenas conseguir resultados e ser eficaz. Faz-se necessário pensar sobre o modo pelo qual obtém os resultados. Necessita além de experiência, aprender a lidar com pessoas e saber o que realmente as motiva para que seus resultados sejam sustentáveis em longo prazo.

As capacidades de liderança são aprimoradas quando o líder:

· Trabalha o autoconhecimento e conhece suas principais forças;

· Atua na autoliderança e cumpri sua palavra quando expõe suas metas pessoais e profissionais;

· Possui alta performance nas diferentes áreas da vida e é capaz de gerar satisfação pessoal;

· Possui organização, foco, disciplina e assume a responsabilidade por seus resultados;

· Incentiva a performance dos membros da sua equipe com foco nos resultados e relacionamentos;

· Incentiva o desenvolvimento da filosofia de liderança nos membros da sua equipe.

Veja algumas reflexões que podem ajudar a aprimorar estas capacidades:

Como está sua habilidade de influenciar pessoas? Quais os objetivos da sua liderança? Quais resultados você deseja alcançar? Quais ações você está fazendo para favorecer a alta performance da sua equipe? O que mais você pode fazer?

Líderes que atuam de forma focada em desempenho de alto nível em sua gestão, possuem resultados positivos e diferenciais no cenário complexo atual. É um processo que ocorre por meio de intervenções, treinamentos ou programas de aumento de performance como o coaching. A “mãe de toda habilidade é o treinamento”. Quanto maior seu conhecimento, seu treinamento, maior será sua capacidade de atuação e segurança no agir. Aumente seu autoconhecimento, organize seu caminho como líder, estipule as ações, tenha foco e comemore os seus resultados.

 

Vai com tudo! Estou na torcida por você!

Conte comigo!

Abraço,

Melissa Kotovski

melissa@potencialdh.com.br

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you