Como tudo começou...
Eu sei o quão difícil é a etapa de compra de insumos em bares e restaurantes. Ah, e sei disso por experiência própria! Há 10 anos atrás eu fui sócio de uma balada que tocava pop rock anos 90. Tendo em vista que abríamos apenas às sextas e sábados, não tínhamos muito volume de compra, e isto trazia alguns problemas.
Quando se tem pouco volume, provavelmente é o próprio dono quem faz as compras – como era em nosso caso. Os melhores fornecedores não querem fazer entregas pequenas e você não consegue negociar bons preços. Muitas vezes acaba fazendo suas compras em supermercados. É frustrante. Você perde tempo e dinheiro e deixa de focar no essencial: seu negócio.
Ideação
Com a ideia de solucionar este problema, entrei no programa do Founder Institute, que é o maior programa do mundo de lançamento de startups. Com a ajuda de um treinamento estruturado e de mentores que são diretores ou fundadores de empresas de sucesso, conseguimos chegar a um modelo de negócios que ajuda tanto o comprador quanto o vendedor. Eis então que surgiu a Lista 1!
Pesquisa
Identificamos que a carne representa cerca de 60% do valor das compras mensais de um restaurante, que hoje ainda é feita por telefone e quase diariamente. Perde-se muito tempo fazendo pesquisa de preços e não se tem controle adequado dos itens comprados.
Do outro lado, o fornecedor está sempre em busca de mais clientes e precisa gastar bastante com vendedores. O foco ainda é na força de vendas, pois não possuem e-commerce.
Ok, mas o que é a Lista 1?
A Lista 1 é um marketplace B2B para a comercialização de carnes, frios, queijos e bebidas para o segmento de food servisse: bares, restaurantes e mercados.
A Lista 1 moderniza e simplifica o processo de compra. Em poucos cliques o cliente encontra o produto que deseja, faz pesquisa de preços e efetua sua compra quando e onde quiser, gerando economia de tempo e dinheiro.
O fornecedor ganha um número maior de clientes, economia com vendedores, rápida divulgação de ofertas e maior segurança, pois eles mesmos ajudam a criar um ranking dos clientes.
A parte de logística fica por conta do fornecedor, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto no cliente.
Essa é a Lista 1! Compre carne em poucos cliques!