[ editar artigo]

O impacto da ACE Start no PeaceLabs

O impacto da ACE Start no PeaceLabs

Em outubro iniciamos uma nova jornada no PeaceLabs junto ao programa de aceleração ACE Start. Começamos o programa sediado no JUPTER Tech Spacecom uma equipe completa e dedicada a absorver tudo o que viria pela frente. Até o momento já tinhamos graduado do programa de pré-aceleração do Founder Institute e do Projeto Legado em 2015, já possuimos como cliente o Insituto Robert Bosch e o Instituto Sabin e acreditavamos estar prontos para colocar o pé no acelerador e nas vendas.

Mesmo inicialmente discordando da decisão do comitê de seleção da ACE em nos colocar no programa Start (na nossa visão estavamos longe de precisar voltar pra validação e estavamos prontos pra investir pesado e crescer), confiamos no julgamento deles e aceitamos o desafio de dar uns passos para traz antes de seguir em frente. E não deu outra! Nas primeiras semanas já ficou claro que precisavamos repensar o rumo da empresa. Perguntas como: "quem é o tomador de decisão na hora da compra da solução de vocês?", "quanto tempo demora pra fechar uma venda?" e "sua solução hoje é uma vitamina ou um antiflamatório para seu cliente hoje?" acenderam grandes luzes vermelhas.

Revisitar nossas hipóteses, conversar com nossos clientes e potenciais clientes (entrevistamos mais de 285 pessoas em dois meses) e ter um olhar critico do que realmente importava e qual era o job to be done que realmente importava pra este cliente reestruturou toda a nossa forma de pensar. Baseamos nossa pesquisa nas praticas do livro Job to Be Done de Anthony W. Ulwick, Aqui você pode ter acesso ao resultado destas entrevistas: materiais.peacelabs.co/mapa

Depois de muito aprendizado e reflexão como equipe, "pivotamos" em cima do problema nosso perfil de cliente, nossa proposta de valor para este cliente, reestruturamos nossa estratégia de precificação e produto. Mas e ai, quais foram os resultados concretos de todas estas mudanças?

RESUMINDO: hoje a gente vende! Hoje a gente tem uma equipe motivada, e um produto sendo usado porque encontramos uma dor e resolvemos.

Como empreendedora, temos um otimismo na nossa essência e sonhamos sempre grande. Agora, mais do que nunca, entendo a importancia de ouvir mais, respirar fundo e persistir. Nem sempre a rota vai ser como planejamos, por isso é importante aprender como recalcular a rota e não esquecer que tem vários caminhos para o sucesso.

Nesta terça-feira (13/março) concluimos este fantástico ciclo de aprendizados. Ao lado de startups fantásticas como a Code Money, PackID, Fix It, Valor Real, Vitrine, WebGarage e Testr, participamos do evento Demo Day ACE Start realizado no Google em São Paulo e você pode conferir meu pitch ai em baixo e conhecer mais de perto nossa evolução nestes ultimos meses.

https://youtu.be/lmBVqqIlFAQ

Ainda temos muitos desafios pela frente, pretendemos abrir uma nova rodada de captação de recusos em breve para acelerar nossas vendas ainda mais e fazer melhorar no produto baseado nas demandas de nossos clientes.

Consideramos nossa conclusão do programa ACE Start uma grande vitória na nossa história e estamos extremamente gratos ao Jose Gutiérrez, nosso acelerador, e a toda a equipe da ACE por todas as provocações, criticas construtivas e conexões geradas. É uma honra pra nossa equipe poder contar com vocês para ir ainda mais longe!

 

Vale do Pinhão
Ler matéria completa
Indicados para você