Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é o Mautic e como você pode utilizá-lo em seus negócios

O que é o Mautic e como você pode utilizá-lo em seus negócios
Luis Paim
Apr. 10 - 9 min read
010

Todas as ferramentas de Automação de Marketing vendem no modelo SaaS. Mautic é primeira ferramenta Open Source & Gratuita de Automação de Marketing.

Quem já ouviu falar sobre Marketing Digital, logo em seguida escutou sobre automação de Marketing. E não é à toa!

O público disponível na internet é imenso e as estratégias de marketing digital que podem te ajudar a atraí-los são inúmeras. Porém, realizar todas elas com primazia é um belo desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações.

E é aí que entra a automação de marketing!

Automação de Marketing vem crescendo muito nos últimos anos e já é uma das principais áreas de interesses dos gestores de marketing e negócios. Esse interesse se deve aos objetivos de negócio que Automação de Marketing consegue atingir, que são sempre ligados a aumento de eficiência nos processos de vendas e marketing.

Os próximos anos parecem promissores. A frequente ascensão dos meios digitais permite aos interessados em vendas e marketing usufruir de técnicas modernas para segmentar e entregar uma comunicação customizada, relevante e em escala para seus clientes.

A trajetória da Automação de Marketing é muito parecida com a história do CRM, ambas nasceram dentro da indústria de software e vincularam o termo a própria categoria de produto. Por isso é praticamente sinônimo falar de Automação de Marketing e falar de ferramentas. Pode parecer que essa trajetória seja recente, mas os principais competidores dessa categoria, como Hubspot e Infusionsoft, já estão a aproximadamente há 10 anos no mercado.

As ferramentas de Automação de Marketing sempre venderam no tradicional modelo SaaS. Sendo que é cobrado uma mensalidade de U$700 em média. Um modelo que muitas vezes pode inibir dois públicos alvos:

1) Empresas que preferem deixar seus contatos em servidores próprios e não confiam na nuvem, e;
2) As Pequenas empresas, já que o investimento mensal em ferramentas é bastante alto.

Foi pensando em atender esses dois públicos que nasceu a Mautic, primeira ferramenta Open Source & Gratuita de Automação de Marketing.

A Mautic surgiu de um time experiente que acredita no poder de alavancagem de negócios que o trabalho sério e consistente com Automação de Marketing proporciona as empresas.

Todo esse potencial não pode ficar restrito a grandes empresas.

Com Mautic todas as empresas e organizações podem usufruir de forma IGUAL aos benefícios da Automação de Marketing.

Com Mautic é possível fazer:

 

Nutrição de Leads e Gestão de Contatos

Mautic conta com poderosas ferramentas de nutrição e acompanhamento de leads para organizar as suas campanhas de marketing.

Visualize no mesmo lugar as visitas, tempo gasto, páginas acessadas e demais informações acessadas pelo Lead. Mautic leva a nutrição de leads um passo a frente, permitindo as empresas criar qualquer campo personalizado adicional para um lead. Através da API é possível integrar os campos do seu CRM com os campos do Mautic.

Gerenciar Campanhas de Marketing e Emails Sequenciais

Gerenciar campanhas e envios de emails sequenciais são essenciais para todas as ferramentas de automação de marketing. Com Mautic é fácil gerenciar campanhas e sequencias de emails. Crie campanhas e defina qual sequência de emails, ações e eventos o lead vai seguir. Automatize seu funil de vendas. Mautic permite que as empresas definam vários processos e as datas que eles serão acionados, bem como agendar ações desencadeadas.

 

Integrar com as Mídias Sociais

As Mídias Sociais são lugares fantásticos para se conectar com seus leads e clientes potenciais. As empresas que exploram esses canais encontrarão na Mautic ferramentas para facilitar a gestão das mídias sociais. Além de permitir que qualquer desenvolvedor possa adicionar novas redes. Qualquer rede social com API pode ser integrada de forma rápida e fácil. As empresas adoram as integrações sociais da Mautic.

 

Criar Landing Pages e Ativos

Automação de Marketing usa landing pages para capturar informações dos visitantes. Com Mautic é possível criar landing pages impressionantes e originais através de um construtor fácil de usar. Essas landing pages fornecem informações fundamentais para ajudar no monitoramento do tráfego e a gerenciar os downloads dos ativos (e-books, whitepapers, imagens e vídeos). Todos esses recursos trabalham em conjunto para criar uma visão completa de cada lead e dessa forma aumentar o entendimento dos seus interesses e necessidades e identificar quais deles estão prontos para o atendimento de vendas.

Emails automatizados

Com Mautic você pode enviar emails em massa, da forma tradicional, escolher uma lista e enviar ou de forma automatizada, criando condições e regras onde o Mautic dispara pra você. Acessou tal página dispara, se cadastrou no formulário x mande 1 email por mês, crie sua regra e deixe o Mautic trabalhar pra você.

E não é só isso, o Mautic possui dezenas de integrações com os aplicativos mais utilizados.

 

veja alguns:


Mautic para empreendedores

Empreender não é para amadores. Exige muitas qualidades, dentre elas foco. Com Mautic você consegue manter o foco no que importa, foco total em vendas. Com Mautic você pode preparar textos de vendas e agendar o envio desses textos por email de forma automática. Foque nos relacionamentos e mantenha-os QUENTE. A maioria das soluções você investe antes de gerar o resultado, com Mautic é diferente. Mautic é gratuito, você pode fazer o download e instalar no seu servidor ou acessar o Mautic online no formato SaaS.

Mautic para Departamentos de Marketing

A cobrança diária por resultados, mudança frenética no cenário de marketing digital com novas ferramentas e formatos. Gerenciar e cobrar colaboradores e prestadores de serviços multidisciplinares. Contratar várias ferramentas de marketing para agilizar e analisar relatórios. Comprovar os esforços de marketing. Gerar mais leads e resultados com o mesmo orçamento. Reduzir a velocidade dos novos tempos é impossível, agora melhorar a eficiência do seu tempo e do seu time é possível com Mautic.

Com Mautic você pode reduzir o número de ferramentas, medir os esforços de marketing e reduzir a dependência da TI para criação de novas campanhas online. Começar Automação de Marketing é muito custoso, e muitas vezes díficil de defender para o board a sua adoção. Com Mautic você pode montar uma laboratório e comprovar para a diretoria com números reais que Automação de Marketing é uma das melhores ferramentas de marketing para alavancar resultados.

Mautic para agências e prestadores de serviços de marketing e propaganda

Automação de Marketing pode se tornar um novo serviço na sua agência. Em cenário de crise, poder reduzir o número de ferramentas contratadas, reunir no mesmo profissional a habilidade de enviar emails, acompanhar as mídias sociais e criar landing pages e formulários eficientes pode ser o caminho para aumentar o faturamento da sua agência.

Com Mautic sua agência pode definitivamente desbravar o mundo da Automação de Marketing sem gastar um centavo, (a não ser seu tempo, lógico) para entender como montar um novo serviço, sem medo de falar sem propriedade. Além de um novo serviço, com possibilidades reais de aumento de faturamento, o laboratório de Automação de Marketing vai permite a sua agência também conseguir mais clientes e o principal, totalmente alinhado com o que você vende.

Como começar com o Mautic

O Mautic tem 2 versões, a versão open source que você pode baixar e instalar o código fonte no seu servidor, muito similiar ao formato do wordpress. E o formato na nuvem, direto dos servidores do Mautic. ( Pago)

Por conta da dificuldade na instalação e manutenção de um servidor Mautic, nós criamos a empresa Gênesis Digital, especialista em Automação de Marketing, que oferece Suporte Premium mais treinamento e Consultoria em Mautic.

Para mais informações sobre planos e preços de hospedagem e suporte Mautic acesse Gênesis Automação de Marketing.

O futuro da Automação de Marketing e do Mautic

Não podemos pensar que podemos inserir todas as soluções de marketing dentro de processos automatizados, seria um erro. O composto de alternativas para vendas e maketing é rico, automação de marketing é apenas mais uma delas. Também não é minha intenção e espero que também não seja a tua, automatizar tudo, definitivamente não. Estudar as soluções disponíveis no mercado vai te dar uma visão ampla de ações, importante para criar o seu caminho.

Estou usando Mautic. Estudei os fundadores e seus históricos e tudo me parece muito sólido. Eles estão realmente empenhados em seguir um caminho muito similar ao que que foi trilhado pelo WordPress na área de gerenciador de conteúdo(CMS). “Mautic o WordPress da Automação de Marketing”. Porém nada impede que em algum projeto eu indique Eloqua, Hubspot, Marketo ou inclusive o pessoal da brasuca RD Station.

Mautic me ajudou a entender na prática a Automação de Marketing, espero que ajude você também.

Quero aproveitar a oportunidade e deixar o convite para um novo grupo de Whats App, um grupo focado em compartilhar as experiências com Mautic e Automação de Marketing para negócios. Vamos conversar  frequentemente para discutir novas ideias, Mande "Mautic Curitiba" para número 41 99609-4864 e participe!

 sua presença será sempre bem vinda 😉


Report publication
    010

    Recomended for you