Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Framework Scrum Para Startups

Framework Scrum Para Startups
Frederico Sieck
Mar. 21 - 7 min read
000

Nos últimos anos o framework scrum vem ganhando o mercado e é cada vez mais solicitada em grandes empresas. A necessidade de realizar entregas rápidas e que proporcionem valor ao cliente está evidente e o mercado está cobrando isso dos novos profissionais.

O Que é a framework Scrum?

framework scrum é utilizada em empresas de software para realizar o planejamento do projetos. Com o scrum a empresa acaba trabalhando em cima da priorização do backlog do produto ou de projetos complexos. O scrum divide todo o projeto em pequenas fatias que podem ser entregues toda semana, a cada duas semanas ou a cada mês, e com isso o usuário final ou cliente consegue receber pequenas entregas das solicitações constantemente. 

Como Funciona o Fluxo do Framework Scrum?

O scrum não é um framework difícil de entender, no entanto é necessário muito estudo para saber implementar de forma correta todo o processo.

Abaixo você pode visualizar de forma rápida o fluxo de execução do framework scrum.

Product Backlog: são todas as funcionalidades necessárias de um produto listadas. Vale lembrar que no decorrer do projeto podemos inserir novas funcionalidades no backlog do produto;

Sprint Planning: nessa reunião o PO (Product Owner) comenta as funcionalidades do produto para a equipe. Nesse momento o PO já fez a priorização das tarefas e agora a equipe técnica precisa avaliar como será dividido o trabalho para colocar no sprint backlog;

Sprint Backlog: são tarefas que o time scrum precisa executar dentro dessa sprint, ou seja, todas as tarefas priorizadas e detalhadas na sprint planning. Cada sprint pode durar de uma a quatro semanas, isso vai depender de uma decisão da empresa;

Daily Scrum: são reuniões diárias que o scrum master realiza com a equipe para identificar os impeditivos que o time scrum possui para finalizar a sprint. Caso seja identificado algum ponto de dificuldade é o scrum master que irá buscar as informações para a equipe e retirar os impeditivos;

Sprint Review: é nessa reunião que o time scrum apresenta os resultados alcançados na sprint executada. Normalmente essas apresentações são realizadas já com a funcionalidade que a sprint demandou funcionando ou em formado de demo. É muito importante ter a definição de concluído para que toda a equipe esteja alinhada;

Sprint Retrospective: é o momento onde o time scrum se reúne para avaliar o que foi feito de positivo para que a sprint fosse concluída e quais os pontos que precisam ser melhorados para que na próxima sprint o trabalho seja melhor executado. Aqui funciona como um plano de melhoria contínua do trabalho do time scrum;

Todas essas reuniões e fluxos tem como principal objetivo entregar valor ao nosso cliente, ou seja, não precisamos entregar um projeto apenas quando tudo estiver concluído, mas sim realizar pequenas entregas que permitam ao usuário já utilizar as novas funcionalidades do sistema.

É válido lembrar que as necessidades da empresa mudam constantemente. Se esperarmos um ou dois anos para realizar a entrega de um projeto pode ser que ele precise de ajustes, que já tenha perdido o sentido ou até mesmo que a necessidade da empresa tenha mudado.

Para que a framework scrum seja bem aplicada precisamos de um time treinado e capacitado para desenvolver todo o processo. Nele precisamos contar com o Product Owner, o Scrum Master e o Time Scrum.

Mas Quais são as Responsabilidades se Cada Membro do Scrum?

Para facilitar seu entendimento listei cada responsabilidade scrum abaixo:

Product Owner: o product Owner, ou PO, como muitos utilizam no mercado, é o responsável pelo produto. É ele quem decide as prioridades de execução e quem precisa passar essas necessidades de forma clara e objetiva para o time scrum. 

Scrum Master: é o responsável por garantir que a framework scrum seja implementada e seguida corretamente. Uma das principais funções do scrum master é tirar impeditivos do time scrum para execução de uma sprint. Podemos dizer que ele trabalha como facilitador da equipe e protege ela de qualquer tarefa externa que possa comprometer a sprint em execução.

Time Scrum: é a equipe que irá desenvolver o produto. No scrum não utilizamos títulos para as funções, então nesse caso podemos considerar todos os desenvolvedores, cada um com sua responsabilidade individual, claro. São os responsáveis por garantir a execução de uma sprint.

Vale lembrar que Product Owner, Scrum Master e Time Scrum não são cargos mas sim responsabilidades que um colaborador da empresa executa. Lembrando que não são apenas profissionais de aptidões técnicas que exercem esse tipo de função.

Como executar a framework scrum em startups?

É difícil pensar nessa organização quando estamos em um ambiente com poucos recursos e precisamos direcionar esforços para o time scrum de desenvolvimento. 

Todos sabemos que as startups são empresas cheias de ideais e inovação mas em muitos casos com poucos recursos financeiros para montar uma equipe completa. Com isso a divisão das responsabilidades do Scrum Master, Product Owner e Time Scrum ficam muito confusas.

Como mencionado anteriormente essas nomenclaturas não são cargos e sim responsabilidades. Ou seja, uma única pessoa pode executar o trabalho de Product Owner e Scrum Master ao mesmo tempo. É evidente que não é o cenário ideal, mas na falta dos recursos essa pessoa pode mudar, e muito, na implementação da melhoria e desenho das sprints junto com o time scrum.

É necessário que a pessoa que for executar os dois papéis esteja preparada para o desafio. Isso quer dizer entender de forma clara o objetivo da empresa e onde ela quer chegar para facilitar a priorização de requisitos do produto e saber direcionar a equipe de desenvolvedores para a execução da sprint.

Existem empresas que terceirizam essas responsabilidades para ajudar a equipe, porém, é preciso ter muito cuidado pois para que essas responsabilidades sejam executadas de forma correta os responsáveis precisam estar "mergulhados" no produto e na cultura da empresa.

É muito difícil a framework scrum funcionar caso o Product Owner e o Scrum Master trabalhem apenas meio período ou não estejam vivendo as dores e dificuldades da empresa e produto. Para que isso dê certo esses responsáveis precisam de auxilio de alguém que esteja interno na empresa e que possa ajudá-los em algumas decisões. Ou seja, não faria sentido realizar essa contratação pois se existe uma pessoa interna que tenha essa visão ela mesma pode ser o Product Owner ou Scrum Master.

Curiosidade: Sabe Qual a Origem da Palavra "Scrum"?

Scrum é uma jogada que acontece no Rugby, esporte que surgiu na Inglaterra, onde os jogadores dos dois times se unem e se empurram com o objetivo de ganhar a posse de bola. No caso da framework scum todos do time se unem para executar o desenvolvimento de um produto em várias sprints, ou seja, o time precisa sempre estar unido :)

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you