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SMO para LinkedIn: Saiba como otimizar o perfil de sua companhia

SMO para LinkedIn: Saiba como otimizar o perfil de sua companhia
João Custódio
Apr. 3 - 5 min read
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Geralmente, quando imaginamos processos de otimização, sejam relacionados aos nossos materiais, nossos conteúdos, negócios, etc, nos encontramos imersos em processos complexos e complicados. É natural do ser humano dificultar situações e conceitos nos mais diversos âmbitos de suas vidas e com esse tema não é diferente,

A otimização é mais uma vítima da complexidade humana, mas se resume a melhorias que podemos estar implantando em nosso dia a dia, em âmbitos pessoais e profissionais. Mas neste artigo, estarei focando no profissional e em uma das ferramentas mais importantes atualmente, o LinkedIn.

SMO ou Social Media Optimization se refere ao conjunto de melhorias que focam em otimizar as suas redes sociais, a fim de alcançar mais pessoas, engajar o seu público, alcançar os seus resultados planejados, conquistar clientes e fidelizar os mesmos, através de conteúdos e gatilhos relevantes, focados na transformação proporcionada pelo seu produto/serviço.

Pensando dessa forma, hoje temos o LinkedIn, a plataforma digital mais importante para profissionais e empresas, que está crescendo exponencialmente no Brasil e é fundamental para a promoção de sua organização. Existem diversas estratégias de melhorias que podem ser implantadas em sua Company Page.

Personalização da identidade visual

Estamos em tempos fortes do Design e da Identidade de Marca para empresas. São responsáveis por marcar o nosso público e levar a mensagem transformadora do seu negócio para o mercado.

Por isso, é importante aplicar imagens de perfil e de capa que estejam alinhadas a sua promessa e ao seu Branding. O visual é o primeiro ponto na questão de retenção, para fazer com que o amor à primeira vista surja.

Os textos também fazem parte da identidade, por isso saiba descrever bem o seu negócio, trabalhar bem a sua promessa, transformação e autoridade, para gerar uma identificação com o visitante. É importante que ele tenha clareza sobre seus produtos, serviços e seu ramo de atuação.

Configure seus títulos

Personalize a URL de seu perfil com o nome de sua companhia, para ficar mais amigável e memorável na mente de seu público.

Além disso, não se limite ao nome de sua empresa no título. Saiba destacas a promessa através de palavras-chave, de um modo que fique bem claro à pessoa o que é a sua empresa e que influencie o seu poder de decisão - permanecer no perfil, seguir o seu perfil, entrar em contato, etc -.

Saiba que as palavras-chave no LinkedIn são bastante valorizadas pelo Google, como fator de rankeamento e destaque.

Faça parte de grupos de interesse

LinkedIn Groups nos permite encontrar nosso público ideal, pessoas que têm interesse em nossos serviços, produtos e/ou área de atuação. Mas saiba que quantidade não representa qualidade.

Antes de iniciar as suas atividades em grupos, mapeie os mesmos, a fim de identificar os mais relevantes para promover a sua página. Procure por engajamento, por frequência e relevância, assim como saiba identificar o que os seus concorrentes estão fazendo nos grupos.

Interaja com o público - parceiros, pessoas, empresas - em suas publicações e também produza conteúdos de qualidade para serem compartilhados nos grupos. Comprove que você tem conhecimento e eleve a autoridade de sua organização.

Caso seja do seu interesse, após o mapeamento, você também pode criar um grupo próprio, a fim de construir uma comunidade interessada em seu(s) segmento(s).

Produza artigos

A ferramenta Pulse, do próprio LinkedIn, permite que conteúdos mais bem elaborados e desenvolvidos sejam produzidos, o que permite passar mais insights, ideias e conhecimento, a fim de aumentar a autoridade de seu negócio e começar a construir engajamento em torno de sua promessa ou transformação prometida.

Monte uma linha editorial forte, pois assim como em toda rede social, o que destaca o conteúdo são dois fatores: relevância e continuidade. Inicie com 3 ou 4 artigos mensais, pegue o jeito e vá evoluindo, tornando o LinkedIn uma de suas principais fontes de educação.

Crie Showcase Pages para promover seus produtos e serviços

Para promover especificamente seus produtos e serviços, o LinkedIn oferece a possibilidade de criar Showcase Pages; páginas independentes, mas conectadas ao seu perfil comercial.

É uma ótima forma de segmentar conteúdo - educacional e promocional - e público - os frios e quentes. A página permite seguidores independentes, o que te permite construir planos de comunicação específicos para as suas páginas na plataforma.


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