[ editar artigo]

Sobre as forças e limites para Empreender.

Sobre as forças e limites para Empreender.

Entramos na década que promete novas nuances no comportamento do consumidor mundial e acompanhá-las será um grande desafio para empresas já estruturadas.

Quanto às empreendedoras, iniciantes e/ou experientes, para ambas  será necessário ainda mais atitude, foco e competências (soft e hard) para se manterem num mercado em constante mudança,  chamado de “nova economia”: Leia sobre Nova Economia quando quiser  neste artigo do SEBRAE  https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/o-impacto-da-nova-economia-nos-pequenos-negocios,11edeabb60719510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Vamos relembrar o conceito:  Empreendedorismo, o que é?

” É o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou realizar mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.”

Fonte: Wikipedia.

O Progarama Me Inspira® foi idealizado para APOIAR mulheres na jornada empreendedora, principalmente em AUTO DESENVOLVIMENTO:

Ao longo desses anos empreendendo e apoiando empreendedoras entendi que são 15 as as principais  competências que impactam no processo de empreender (eu gosto de chamar carinhosamente de “músculos do comportamento empreendedor”).

É importante ressaltar que quando você está mais consciente sobre forças e limites, as chances de sucesso no crescimento pessoal e aprendizado técnico, aumentam. Assim ao investir em si mesma com mais foco sendo específica, será mais fácil o seu desenvolvimento ao longo da jornada empreendedora.

Obs: Por gentileza se for utilizar ou repassar esse material, cite a fonte autoral de criação como Programa Me Inspira®  – Onde negócios e propósitos se encontram, 2019.

 

Vamos à elas!

  1. Auto-reconhecimento –Assume o mérito pelas próprias conquistas; aprende a receber elogios com humildade e gratidão.
  2. Autoconsciência – Conhece a si mesma, tanto forças como limites; se mantém atenta aos seu ritmo pessoal e busca “calibrar” a energia necessária para o sucesso do empreendimento sem perder a sua saúde física, emocional e espiritual.
  3. Autoaceitação – É tolerante consigo mesma quando comete erros; entende que as falhas são oportunidades de aprendizados; evita comparações consciente de continuar fazendo o SEU melhor, mesmo que seja diferente do melhor do outro.
  4. Amor próprio – Aprende quando dizer não; sabe colocar limites para si e para os outros; busca o auto-cuidado intencional; sabe que precisa contar primeiro consigo mesma como a fonte das ideias e ações ao empreender.
  5. Autoconfiança – Se sente segura diante de desafios.
  6. Assume a Responsabilidade – Lida com reclamações sem passar o bastão; se necessário enfrenta o problema sozinha.
  7. Autocontrole – Mantém o controle e evita agir por impulso; tende a manter uma rotina de horários e um padrão de comportamento.
  8. Criatividade – Habilidade de ter ideias surpreendentes e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para inovar e resolver problemas.
  9. Capacitação – Se desafia a sair da zona de conforto intelectual e busca pelos conhecimentos ou ferramentas de que necessita.
  10. Capacidade de Apresentação – Demonstra confiança diante de grupos; demonstra pouca ou nenhuma evidência de vergonha e desconforto ao se apresentar.
  11. Empreendedorismo – É capaz de idealizar e coordenar esforços para executar projetos; trabalha bem sob pressão; é consumida pelo desejo de prosperar nos negócios; está disposta a arriscar.
  12. Foco e Disciplina – Estabelece ordem de prioridades e as cumpre.
  13. Otimismo – Acredita que é capaz, e que sempre é possível ir mais longe de maneiras diferentes daquelas que já experimentou.
  14. Relacionamento Familiar – Sabe investir energia nas pessoas que ama assim como em si mesma; consegue lidar com opiniões divergentes das pessoas mais próximas; comunica intenções e limites de forma assertiva no ambiente familiar.
  15. Resiliência – É capaz de levantar rápido depois de uma decepção ou imprevistos. Aprende com os erros.

Gostou? O próximo passo é treinar e desenvolver.

Leia também https://giselecipili.com.br/como-comecar-bem-em-2020/

Que você prospere em tudo!

Gisele Cipili

Fundadora.

 

Ler matéria completa
Indicados para você