Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sucessão Empresarial

Sucessão Empresarial
Marcelo Souza
Sep. 27 - 4 min read
010

As empresas familiares tem um papel fundamental na história do empreendedorismo no Brasil, e por consequência, na construção da economia brasileira.  Relatórios do Sebrae apontam que 95% das maiores empresas brasileiras são familiares, estando grande parte delas na segunda geração de dirigentes, e mais de 50% das pequenas e média empresas são de origem familiar.

No contexto das empresas familiares, o grande desafio da gestão familiar envolve a profissionalização da administração da empresa, pois em muitos casos, o negócio se inicia visando a melhoria das condições financeiras da própria família, sem que se haja um conhecimento básico necessário sobre gestão empresarial. Outro agravante surge quando se opta pela “confiança familiar” como diretriz principal para ocupação de cargos estratégicos, sem que se leve em consideração as competências específicas e experiência necessária para tais funções.

Outra especificidade das empresas familiares envolve o momento de transição da gestão da empresa de uma geração para outra, chamada de sucessão empresarial, que ocorre quando os herdeiros assumem algo mais  complexo do que um patrimônio a ser administrado, pois acabam recebendo um legado cultural que nem sempre foi pensado para responder as mudanças constantes e cada vez mais aceleradas na sociedade, principalmente com o advento da internet e o crescimento exponencial da tecnologia no mundo. Percebe-se que a tendência natural de uma empresa familiar é sempre prezar pela segurança que se contrapõe a qualquer possibilidade de assumir riscos para se inovar a maneira de ser da própria empresa.

Se uma empresa não inovar sua maneira de ser tudo o que as gerações anteriores construíram já está em risco.

É fundamental que os novos gestores tenham a coragem necessária para gerar uma cultura de inovação em meio à rigidez de uma cultura tradicionalmente familiar, para que possam assim, expressar em seu tempo a essência do negócio da família, e através de uma nova maneira de se conduzir o negócio, proteger sua origem e preservar sua história. Por isso, entendemos que a inovação em uma empresa está diretamente ligada ao ato de se descobrir  mais sobre a essência e a origem da empresa, e através de uma releitura contemporânea sobre sua identidade e propósito, encontrar uma nova estratégia de gestão, criando assim, a sinergia necessária para que se estabeleça uma plataforma ainda mais ampla e funcional de operação, possibilitando que a nova geração se estenda para outros lugares com outras expressões de negócios em mercados emergentes.

Precisamos ampliar nossa perspectiva sobre a longevidade de uma empresa familiar, pois ela não deve ser mais medida pelo seu tempo de permanência no mercado, mas sim pela capacidade de se administrar geracionalmente a razão de ser da empresa familiar, que está entrelaçada com a essência e a história da família. Diante disto, qual seria então o grande desafio da sucessão empresarial em uma empresa familiar? Sem dúvidas, acreditamos que consiste no fato da nova geração aprender a comunicar a essência da família de uma maneira inovadora em seu tempo, e que a geração anterior, possa identificar nisto, uma postura de reconhecimento e expansão de tudo o que já foi construído pela família até o presente momento.

Se você deseja conhecer mais sobre os serviços prestados pela Illumine na área de Gestão de Empresas Familiares e  Sucessão Empresarial entre em contato conosco através do e-mail contato@illumineconsultoria.com.br


Report publication
    010

    Recomended for you