Vale do Pinhão
Vale do Pinhão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

TENHA UM INCONFORMADO NA SUA EQUIPE! Ele pode mudar o seu negócio!

TENHA UM INCONFORMADO NA SUA EQUIPE! Ele pode mudar o seu negócio!
Marcelo Figueiral
jun. 19 - 3 min de leitura
000

Ao longo dos anos de projetos de estruturação de áreas de negócios nas empresas que tive a oportunidade de passar – sejam pequenas, médias e grandes – sempre me deparei com o mais variado tipos de pessoas. As tímidas, as focadas, as insensíveis, as engenhosas, as histriônicas, as empreendedoras, as pessimistas, as otimistas e uma gama – quase uma fauna – de personas humanas. Do presidente à “tia da limpeza”.

Essa oportunidade me trouxe uma gama de conhecimentos e de alegrias (e muitas vezes sofrimento) de fazer com que os projetos ou as estratégias que precisavam ser aplicadas, dependessem quase que exclusivamente da atratividade das pessoas e seu entendimento quanto à metodologia e táticas para a execução.

Ao longo da jornada - e tenha certeza sempre haverá um no caminho - me deparei com pessoas um pouco mais “ crica”. Isso mesmo, crica colocados entre aspas, porque não são aquele tipo de pessoa chata que beira ao insuportável no convívio social, mas sim “ crica” no ambiente de trabalho quanto a sua maneira de abordar a um problema, ou principalmente de apontar futuros problemas, ou principalmente de querer levar tudo para uma discussão, indo na maioria das vezes, contra a opinião da maioria. Ou seja, o do contra.

E sabe o que descobri. Descobri que esse “crica” é na verdade um inconformado. Um descontente. Aquele que “não comprou a ideia ou projeto” porque vê nele alguma inconsistência. E ao longo do caminho, aprendi a “apreciar” a opinião do contra. Na real, aprendi a apreciar o chato.

Essa persona na sua equipe pode ser a chave para o sucesso, apresentando uma perspectiva que muitas vezes, nem você como líder do projeto (que aplica todas as metodologias possíveis para minimizar erros ou riscos) tenha percebido. Se bem entendido a tal da implicância ou descontentamento, essa persona pode lhe apresentar argumentos e fundamentos que lhe ajudam a construir um plano que poderá agradar a Gregos e Troianos, minimizando com isso, divergências que poderia vir a descobrir após a execução, impactando assim, nos resultados do projeto.

Ou seja, um crica, ou um inconformado, pode lhe ajudar a reduzir seus custos de ajustes e até a melhorar sua rentabilidade, apresentando uma perspectiva “do contra” que mostra o outro lado da moeda, que muitas vezes deixamos de observar.

Por isso, o mundo muda não pelos os que têm somente boas ideias ou que somente identificam uma dor, mas por aqueles que de uma forma ou de outra, se sentem inconformados e colocam suas oposições na mesa, fundamentando as mesmas, com observações e perspectivas, que sim, podem fazer toda a diferença!

 Ter um inconformado na equipe não é falha de equalização de ambiente de trabalho ou baixo clima organizacional, e sim, um contra-peso que dá um bom equilíbrio na balança.

A grande sacada é poder identificar corretamente quem são essas personas, e entendendo suas perspectivas, levá-las em consideração, porque afinal, as imperfeições são geralmente observadas pelos os que muitas vezes, consideramos como os imperfeitos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você