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Termos que todo empreendedor deve conhecer

Termos que todo empreendedor deve conhecer

Sabemos que o empreendedorismo está muito presente atualmente, criando negócios e produtos inovadores que impactam diretamente a sociedade. Mas sempre surge a dúvida quando se torna um empreendedor…Por onde começar o gerenciamento do negócio? Quais definições são essenciais para colocá-lo em prática? E etc. Então vamos entender mais sobre esses processos:

Etapas do processo de empreendedorismo:

  • Identificação e avaliação de oportunidades: Uma das primeiras etapas é encontrar uma oportunidade e analisar as necessidades de mercado, a existência da concorrência e o ciclo de vida do produto ou serviço. Também é importante realizar pesquisas com potenciais clientes, para verificar se o produto ou serviço é realmente útil e de qualidade, e a análise SWOT pode te ajudar com isso.
     

  • Plano de negócio: É uma parte muito importante para definir os pilares do seu negócio e quais direções você vai seguir para a gestão. Isso vai guiá-lo para sintetizar toda a essência da sua marca, a identidade da sua organização, a sua estratégia de negócio, quem são os seus consumidores e concorrentes. Levando a uma melhor administração dos recursos.
     

  • Determinação e captação de recursos:  Agora é necessário definir estratégias para realizar o financiamento e encontrar investidores para o seu negócio.O financiamento pode ser realizado por empréstimo em bancos ou com conhecidos, assim como através de acionistas que optaram por investir em seu produto ou serviço.
     

  • Gerenciamento da empresa: É o passo mais importante, é quando seu negócio ganha vida e começa a funcionar. Então é fundamental identificar as necessidades de contratação, recrutar funcionários bons e competentes para suas funções gerenciais e otimizar processos em busca do lucro. A gestão é um processo constante, que deve sempre ser analisada, buscando a melhoria contínua, a redução de desperdícios e a eficiência dos processos.  

Principais termos para o empreendedor:

Para fazer todo esse gerenciamento de forma eficiente, é legal saber vários termos utilizados no contexto:

Benchmarking: pesquisa entre uma empresa e suas concorrentes para a comparação de seus processos, projetos, produtos, serviços e realizar melhorias. Pode haver o contato direto com o concorrente ou não.  

B2B (Business to Business): empresas que oferecem serviços para outras ou transações comerciais realizadas entre empresas. 

B2C (Business to Consumer): empresas que oferecem serviços para consumidores ou transações comerciais entre empresas – indústrias, distribuidoras ou revendedoras – e consumidor final através de e-commerce (lojas virtuais).

Capital de Giro: finanças que a empresa possui para pagar as despesas cotidianas de operação e outros processos imprevistos necessários para o negócio a longo prazo. É utilizado principalmente em momentos de crise. 

Cold-Call: ligação telefônica que um vendedor realiza para convencer pessoas a adquirir um produto ou serviço desconhecido de uma empresa. 

Funil de Vendas: caminho que um cliente em potencial percorre para se tornar um cliente real e adquirir um produto ou serviço. A jornada se inicia no aprendizado e descoberta, segue para o reconhecimento do problema, para a consideração da solução e, enfim, para a decisão de compra. 

MEI (Microempreendedor Individual): figura jurídica considerada um pequeno empresário, que fatura até 81 mil reais por ano, não possui participação em outra empresa e possui no máximo um empregado contratado. 

Métricas: sistemas de medidas utilizados para quantificar e analisar o desempenho de estratégias de comunicação, principalmente de Marketing, desde campanhas publicitárias até postagens avulsas nas redes sociais. 

Networking: estabelecimento de uma rede de contatos por meio da troca de informações entre pessoas, empresas ou grupos, com o intuito de alimentar relacionamentos profissionais. 

Pitch de Vendas: discurso apresentado por um vendedor para convencer o seu lead a tornar-se cliente e adquirir o seu produto ou serviço. 

PJ (Pessoa Jurídica): sociedade empresarial formada por uma ou mais pessoas físicas com finalidade e propósito específico. Possuem direitos e deveres perante à lei.

PME (Pequenas e Médias Empresas): firmas com características distintivas que obedecem limites de empregados e de finanças determinados pelas suas regiões. Microempresas (MEs) possuem faturamento anual de até R$360 mil e de 10 a 49 funcionários, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) possuem faturamento entre R$360 mil e R$4,8 milhões e de 50 a 249 funcionários.

ROI (Retorno sobre Investimento): métrica utilizada para definir quanto uma empresa recebeu de lucro com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. Para calculá-lo, deve-se subtrair os custos e investimentos da receita gerada e dividir esse valor pelos custos e investimentos. 

StartUp: empresas com ideias inovadoras e com crescimento acelerado e em condições de incerteza, possibilitando geração de lucros instantâneos. 

Stakeholders: indivíduos ou organizações que são impactadas pelas ações de uma empresa, sendo considerados “partes de interesse” – clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, imprensa, entre outras.

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