[ editar artigo]

Topia Art Experience fomenta Turismo em Curitiba ao trazer 86% de público de fora da cidade

Topia Art Experience fomenta Turismo em Curitiba ao trazer 86% de público de fora da cidade

Evento chega à terceira edição trazendo artistas de todo o Brasil para a cidade

 

A próxima edição do Topia acontece de 30 de abril a 03 de maio de 2020, no Expo Unimed e no Teatro Positivo, e pretende transformar Curitiba na capital das artes digitais. O intuito do evento é fomentar o mercado brasileiro de artes digitais e tradicionais, reunindo mil participantes de todo o Brasil e artistas com experiências nos grandes nomes do cenário internacional, como Blizzard, Disney, Marvel, DreamWorks, Netflix, Ubisoft, Gameloft, entre outros. A programação inclui palestras, bate-papos, ateliês e sessões de apresentação de portfólio para artistas já consagrados.

Entre os nomes já confirmados para a próxima edição estão os brasileiros Hugo Richard, Will Murai, Gilberto Magno, Luiza Mcallister e Thiago Lehmann, Paulo Ignez, Álvaro Ribeiro, Rayner Alencar, André Castro, Letícia Gillett, Jorge Eduardo, Eduardo Vieira, Victor Harmatiuk e João Paulo Bragato. E nomes reconhecidos no cenário internacional como a russa Maria Panfilova, a chilena Fernanda Suarez e o brasileiro Rafael Chies, radicado na França.

O Topia Art Experience é a principal ação da Escola Revolution para transformar Curitiba na capital da arte digital, conceitos ligados à àrea de design e inovação, nos quais a cidade já figura como destaque no país. Para a terceira edição, são esperados 1.000 artistas, além de convidados vindos de vários lugares do mundo, alguns pela primeira vez no Brasil. 

“Não conheço muito sobre a cidade, vou principalmente por causa do evento, mas espero conhecer vários restaurantes legais e pontos turísticos. Sempre que eu viajo gosto de ir em algum restaurante diferente”, destaca Rafael Coelho sobre a expectativa de vir para o Topia pela primeira vez e também conhecer Curitiba.

Em 2019, o Topia reuniu 600 participantes no Castelo do Batel, com um público de 86% de pessoas de outras cidades e estados. Durante a divulgação da segunda edição, foram realizadas diversas divulgações de quais pontos conhecer na cidade e para 2020, o objetivo é produzir um guia para os participantes - também com dados turísticos de Curitiba e sobre a cidade.

A terceira edição contempla ações de divulgação da cidade como capital da arte digital também com a Escola Revolution, que é uma referência nacional no ensino da área e recebe frequentemente alunos vindos de outros lugares do país. 

Para fortalecer o incentivo ao turismo, há uma parceria de apoio ao evento com o Instituto Municipal de Turismo e os participantes receberão um material turístico de Curitiba, além do guia oficial do Topia. O evento também conta com parcerias de hospedagem com o Hotel Go Inn, Hostel Matilda, Hostel Social, Hostel O Bosque e a transportadora oficial é a Latam, pensadas para recepcionar o público externo que vem para Curitiba.

O Topia é um evento idealizado para estudantes e profissionais que trabalham nas mais diferentes áreas da indústria de entretenimento, como Concept Art, 3D, Character Design, Games e VFX. Durante os quatro dias de evento acontecem palestras sobre o setor com foco no mercado de entretenimento e desenvolvimento artístico, oficinas e a oportunidade de apresentar o portfólio para profissionais reconhecidos em sessões de Portfólio Review, além de sessões de desenho de modelo vivo. A venda de ingressos acontece pelo site oficial do evento (https://topia.com.br). 

Vale do Pinhão
Ler matéria completa
Indicados para você