[ editar artigo]

Você conhece a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e)?

Você conhece a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e)?

Com o avanço da tecnologia, muitas tarefas ficaram mais rápidas e eficientes em diversos setores, inclusive na produção rural. Desde 2020, os produtores rurais podem emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Assim, passam a ter todas as transações registradas de forma eletrônica.

Anteriormente, o produtor não podia emitir nota eletrônica, dependendo apenas do bloco de papel e realizando o processo de forma presencial e manual. 

Outro benefício do documento eletrônico é a maior facilidade de fiscalização pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) de cada estado, assegurando a correta arrecadação de impostos e redução de fraudes.  

Mas o que é Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e)?

A NFP-e é uma nota modelo 55 idêntica à NF-e, porém, a emissão da NFP-e é feita com o CPF e inscrição estadual do produtor rural. Ela segue a mesma lógica de uma Nota Fiscal Eletrônica tradicional, mas é usada especificamente para venda de produtos e prestação de serviços em propriedades rurais, através do CPF e Inscrição Estadual do produtor. 

E por usar o CPF, o emitente precisa de um certificado digital no formato e-CPF como identidade digital, ao contrário das notas fiscais comuns, que usam o CNPJ.

Quais os benefícios do produtor rural emitir a NFP-e?

  • Redução de custos;

  • Diminui os erros na hora da emissão;

  • Mais tempo na rotina, sem a necessidade de ir até a prefeitura para emitir a nota e faz a emissão em qualquer computador;

  • Redução no consumo de papel.

Emissor de nota fiscal eletrônica NFP-e para você:

O produtor rural pode realizar a emissão das suas notas fiscais por sistemas fornecidos pelos seus estados, mas, também podem contar com um sistema emissor de nota fiscal eletrônica. A recomendação é que você analise a quantidade de notas que precisa emitir, se o programa possui suporte e também se permite o lançamento de outros tipos de nota, já que em alguns casos é preciso emitir também o MDF-e.

O vhsys possui um emissor de nota fiscal completo e fácil de usar. Com ele é possível emitir NFP-e, NF-e e outras com muita praticidade, de um jeito rápido e seguro. Além disso, o sistema conta com controle financeiro, de vendas e estoque integrado, ajudando você a manter o controle do negócio. 

Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Vem conhecer.

Gostou do post? Deixa o seu comentário! :)

Vale do Pinhão
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão
𝘃𝗵sys | Sistema de Gestão Seguir

A 𝘃𝗵sys existe para que o empreendedor possa usar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário na gestão da sua empresa de um jeito mais simples e otimizado, através de um sistema completo e intuitivo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você