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As 5 Vozes que toda empresa deve ouvir diariamente

As 5 Vozes que toda empresa deve ouvir diariamente

 

Um maestro precisa mais ou menos de 10 anos para ser um ótimo regente de uma orquestra. 

Serão momentos de angústias, mas uma vez o esforço tenha sido dado, esse profissional será capaz de escutar e distinguir o som mais afinado e menos afinado dentro de sua equipe de músicos.

E, de forma hábil e em tempo real, ou seja, enquanto a sinfonia está tocando, esse mesmo maestro terá a opção de reduzir o ritmo, acelerar o ritmo ou fazer ajustes para que todos alcancem o músico desafinado, ou vice-versa.

Como a maioria dos empreendedores não estudou regência, o que nos resta para encontrar o ponto mais desafinado dentro das fronteiras de uma empresa?

Eu elenco aqui as 5 principais vozes que é obrigação diária de um empreender ser hábil em escutar e ouvir, e ainda, ajustar-se ou ajustar o ritmo de toda empresa ou até do mercado:

  • 1a) A Voz dos Clientes:  não há mais desculpas para não escutar diariamente, semanalmente ou mensalmente os clientes. Existem milhares de ferramentas ou até num simples pedaço de papel. Tudo o que os seus clientes te falarem traga para ser escutado por toda a empresa. E aprenda com suas narrativas e feedback.

 

  • 2a) A Voz dos Processos: processos envelhecem e desafinam. E, como uma peça, e com o tempo, caso não seja melhorado, poderá danificar o todo. Não se apegue o processo. Há processos que querem se aposentar.

 

  • 3a) A Voz dos Empregados: o primeiro cliente da empresa são seus próprios funcionários. Se eles tiverem medo de sugerir, opinar ou criticar, é sinal que a empresa ainda sofre de "mimimi agudo"  e melindre. Toda área de uma empresa deve ter um comitê mensal para "tocar nas feridas", pois assim, cura-se.

 

  • 4a) A Voz da Concorrência: nem sempre o tamanho de um concorrente significa que esse é melhor, mas nem por isso, o empreender deve se isolar e não acompanhar o mercado. A cada trimestre deve-se avaliar o que os concorrentes estão fazendo de pior ou melhor, bem como ir conhecer empresas de outro setor para se inspirar em trazer inovação. Quanto mais café você tomar fora da empresa, mas você irá aprender.

 

  • 5a) A Voz dos Acionistas: Muitos acionistas querem ganhar no mínimo os seus 20% de lucro por ano. Da mesma forma que se começa um namoro, a relação deve ser boa para todos. A gestão da empresa e os acionistas devem querer uma relação de longo prazo. Fuja dos acionistas que só queiram "ficar" com você.

Escutar e ouvir só podem ter sucesso se reservarmos um tempo para isso. Silêncio talvez não exista na correria no dia a dia. 

Aprenda a fazer isso enquanto ainda há clientes e funcionários querendo te ouvir..

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www.heverton.com.br e o Caçador de Experiências Excepcionais ao Cliente

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O Cara do CRM é como é conhecido o Heverton. Isso após vários livros, projetos no Brasil e Exterior, além de palestras e treinamentos.

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